A textura musical na delineação formal de Dérives 1 de Pierre Boulez
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.146405Resumo
O presente artigo busca demonstrar como a textura musical na obra Dérives 1 de Pierre Boulez é elemento central na delineação da forma e no direcionamento geral da obra. Forma entendida não apenas como o seccionamento temporal, mas como as relações internas entre os eventos sonoros. Utilizamos para extração de dados e análise duas teorias completares sobre a textura. A primeira, a teoria textural de Berry (1987) e, a segunda, a Análise Particional (GENTIL-NUNES, 2004). Sobretudo essa última, permite uma análise quantitativamente precisa dos eventos sonoros e uma visão global da textura na obra. Concluímos que a textura desempenha uma espécie de função cadencial, cumprindo o papel estruturante equivalente ao desempenhado pela harmonia no sistema tonal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).