O Quarto Elemento...

Autores

  • Amilcar Zani Universidade de São Paulo
  • Heloisa Zani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192466

Palavras-chave:

Memórias, Segunda Escola de Viena, Piano, Ensino, Composição

Resumo

Apresentar um panorama da vida de Edward Steuermann é ação imprescindível para se conhecer, entender, recuperar e reconhecer a dimensão da importância e do sentido que sua atuação como pianista, professor e compositor conferiu à Segunda Escola de Viena e à história da musica do Século XX e seus desdobramentos. Este texto expõe, de maneira concisa, a trajetória de Steuermann como pianista, seu encontro com Schoenberg, seu envolvimento com a “musica moderna” como performer e compositor, e o crescimento e a afirmação de suas atividades como professor. Apesar de ainda pouco conhecido do publico e do meio acadêmico, sua história se caracteriza pela competência, lucidez e determinação. Sua postura sempre foi discreta e não sensacionalista, e talvez por esta razão tenha permanecido injustamente negligenciado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amilcar Zani, Universidade de São Paulo

    É pianista, pesquisador e Prof. Titular aposentado do Departamento de Música da ECA/USP. Professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação da mesma instituição, realizou diversos pós-doutorados, especificamente na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., Estados Unidos. Seus projetos de pesquisa e sua atuação enquanto pianista enfatizam o Romantismo Alemão e a Segunda Escola de Viena. É autor do website www.projetosteuermann.usp.br , resultante de sua pesquisa Vida e Arte na
    Coleção Clara e Edward Steuermann. Forma com Heloisa Zani um duo pianístico que tem apresentado inúmeras obras em primeira audição no Brasil, destacando-se o espetáculo multimídia A Dobra Schumanniana, e mais recentemente o documentário A Noite Transfigurada.

  • Heloisa Zani, Universidade de São Paulo

    Pianista, professora e pesquisadora, é docente aposentada do Departamento de Música da ECA/USP. Seus estudos acadêmicos abordam a produção musical de Hanns Eisler e a correspondência inédita entre René Leibowitz e Clara e Edward Steuermann. O interesse pela música de câmara levou-a ao estudo minucioso da produção musical para piano a quatro mãos e dois pianos. Em duo com o pianista Amilcar Zani, tem apresentado diversas obras em primeira audição no Brasil, entre as quais destacam-se o Concerto para Piano a quatro Mãos e Orquestra de Alfred Schnittke, a Primeira Sinfonia de Câmara op. 9 e A Mão do Destino, de Arnold Schoenberg. Deste mesmo compositor acabou de lançar o
    documentário A Noite Transfigurada.

Referências

ADORNO, Theodor W. Gesamtausgabe, Vol.17, p.311-17. Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1982.

APPLEGATE, Celia; POTTER, Pamela. Germans as the “people of Music”: Genealogy of an Identity. In: Music & German National Identity. Edited by Celia Applegate and Pamela Potter. The University of Chicago Press, Chicago, 2002.

BERG, Alban. PRO MUNDO-PRO DOMO The Writings of Alban Berg. Edited by Bryan Simms. Oxford University Press, New York, 2016.

CALICO, Joy H. Schoenberg as a Teatcher. In: The Cambridge Companion to Schoenberg. Edited by Jennifer Shaw and Joseph Auner. Cambridge University Press, New York, 2010.

CARTER, Elliot. Current Chronical. In: The Musical Quarterly, 1966. Oxford University Press, Volume LII, Issue 1, pages 93–101, 1966.

LEIBOWITZ, René. An Evening in Memory of Edward Steuermann. In: Juilliard School of Music and The Edward Steuermann Memorial Society, Inc. New York, Program Season 1965-1966.

McCOY, Marilyn. A Schoenberg Cronology. In: Schoenberg and His World, edited by Walter Frisch. Princeton University Press, New Jersey, 1999.

NEWLIN, Dika. Schoenberg Remembered. Pendragon Press, New York, 1980.

RIFKIND, Donna. The Sun and Her Stars. Salka Viertel and Hitler’s Exiles in The Golden Age of Hollywood. Other Press, New York, 2020.

SCHULLER, Gunther. A Conversation with Steuermann. In: Perspectives of New Music, Princeton University Press, v. 3, n. 1, p. 22-35. New Jersey, 1964.

SCHULLER, Gunther. Gunther Schuller on Edward Steuermann and Schuller’s Symphony for Brass. In: Interview with Jon Newson. Moldenhauer Archives, Divisão de Música, Biblioteca do Congresso, Washington D.C., Estados Unidos, 1995.

SHAWN, Allen. Arnold Schoenberg’s Journey. Harvard University Press, Cambridge, 2003.

SMITH, Joan A. Schoenberg’s Way In: Perspectives of New Music, Princeton University Press, Vol. 18, Nº 1/2,1979-1980.

STEUERMANN, Edward et al. Edward and Clara Steuermann Collection. Divisão de Música, Biblioteca do Congresso, Washington D.C., Estados Unidos, 1982.

STEUERMANN, Edward. The Not Quite Innocent Bystander. Writings of Edward Steuermann. Edited by Clara Steuermann, David Porter and Gunther Schuller. University of Nebraska Press, Lincoln, 1989.

STUCKENSCHMIDT, Hans Heinz. Arnold Schoenberg his life, world and work. John Calder Ltd., London, 1977.

VIERTEL, Salka. The Kindness of Strangers. Holt, Rinehart and Winston, New York, 1969.

ZANI, Heloisa. Correspondência: Clara e Edward Steuermann & René Leibowitz. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ZANI NETTO, Amilcar. Edward Steuermann: um esboço de figura. Tese de Livre-Docência. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1991.

Downloads

Publicado

2021-12-17