Stimmung, de Karlheinz Stockhausen: improvisação, notação musical, experiências e interações estéticas e mediações culturais nas maneiras de fazer música sob a influência do oriente e das múltiplas culturas a partir da segunda metade do século XX

Autores

  • Diogo Rebel e Carvalho Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194702

Palavras-chave:

Stimmung, Karlheinz Stockhausen, Multiplicidade cultural, Análise musical, Notação musical

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, o declínio da representação do som através da notação tradicional, principalmente no continente europeu, é potencializado pelo florescer da multiplicidade cultural e das linguagens e estéticas oriundas, sobretudo, do oriente. O presente artigo visa examinar os processos de criação da obra Stimmung, de Karlheinz Stockhausen reconhecidamente a primeira obra vocal do ocidente baseada, inteiramente, na produção de harmônicos vocais , onde, a partir de uma única altura, numa obra com cerca de 75 minutos de duração, o compositor trabalha com sonoridades que remetem à tradição dos ritos e cerimônias exóticas ao interagir com elementos sonoros e textuais oriundos de diversos agentes culturais.

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Biografia do Autor

  • Diogo Rebel e Carvalho, Instituto Federal Fluminense

    Mestre em Linguagem e Estruturação Musical - Composição pela UNIRIO sob orientação da profª. Drª. Carole Gubernikoff. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, foi aluno de L. C. Csekö, Marcelo Carneiro, Armando Lobo e Bryan Holmes. Técnico em Arranjos Musicais pela Escola de Música Villa-Lobos, estudou com Pauxy Gentil-Nunes e Rycardo Lobo. Atua como professor de Harmonia, Análise, Arranjo e Percepção Musical, no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. Como compositor participa ativamente de eventos e mostras de música erudita contemporânea. No teatro atua como diretor musical, arranjador e maestro em diversas montagens por todo o Brasil.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Stimmung, de Karlheinz Stockhausen: improvisação, notação musical, experiências e interações estéticas e mediações culturais nas maneiras de fazer música sob a influência do oriente e das múltiplas culturas a partir da segunda metade do século XX. (2022). Revista Música, 22(1), 107-122. https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194702