Músicas em tempos de guerra: o papel social do artista no contexto da Segunda Guerra Mundial na escrita de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça

Autores

  • Flávia Camargo Toni Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Guilhermina Lopes Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.200585

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Fernando Lopes-Graça, música engajada, Segunda Guerra Mundial, crítica musical

Resumo

Considerando os artistas, educadores e polígrafos Mário de Andrade (1893-1945) e o português Fernando Lopes-Graça (1906-1994) como homens de um mesmo tempo, analisamos, neste artigo, abordagens do papel social do artista e de temas relacionados, como a comunicabilidade da música de concerto com o público, na escrita de ambos, concentrando-nos no entorno da Segunda Guerra Mundial e tomando como base livros que circularam entre ambos, como as coletâneas de críticas Reflexões sobre a música (1941) e Música e Músicos Modernos (1943) e o ensaio Introdução à Música moderna (1942) de Lopes-Graça, bem como a biografia do compositor russo Dmitri Shostakovich por Victor Seroff (1945), com tradução de Guilherme Figueiredo e prefácio de Mário. Observamos um deslocamento de foco dos autores, nesse período, da contextualização estética dos artistas em relação ao modernismo para a discussão de sua função na realidade de cada país.

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Biografia do Autor

  • Flávia Camargo Toni, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Flávia Camargo Toni, musicóloga, é Professora Titular da Universidade de São Paulo, onde defendeu também os títulos de Mestre, Doutora e Livre Docente. Na Divisão de Música do Setor de Pesquisa do Centro Cultural São Paulo colaborou na salvaguarda da coleção formada pela Missão de Pesquisas Folclóricas, estudando a história da formação do Departamento de Cultura (1935-1938) e acompanhando os projetos de restauro dos documentos e objetos. Na Pós-Graduação orienta no Programa do IEB, bem como no Programa do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

  • Guilhermina Lopes, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Guilhermina Lopes é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, com pesquisa financiada pela FAPESP (Processo 2018/26529-1) sobre o jornalismo musical de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça, supervisionada pela profa. Dra. Flávia Toni e vinculado ao Projeto Temático O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia. Realizou, entre fevereiro e junho de 2022, um estágio BEPE-FAPESP no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Processo 2021/09048-2). Doutora pela Unicamp, com tese sobre a obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça. Realizou um estágio PDSE-CAPES (2015-2016) também no CESEM, instituição da qual desde então é investigadora colaboradora. Como cantora, tem realizado recitais no Brasil e em Portugal, com foco na canção de câmara em língua portuguesa do século XX.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Músicas em tempos de guerra: o papel social do artista no contexto da Segunda Guerra Mundial na escrita de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça. (2022). Revista Música, 22(1), 163-194. https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.200585