O caso de "Blow, blow thou winter winde" – uma canção de William Shakespeare para As You Like It
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.204346Palavras-chave:
William Shakespeare, Canções de cena, Thomas Augustine Arne, William Linley, Teatro Drury LaneResumo
Após a morte de William Shakespeare em 1616 e o segundo incêndio de seu teatro – o Globe – as apresentações de suas peças declinaram. Porém, com a inauguração do Drury Lane (teatro que herdou os direitos de suas peças) ocorreu um reavivamento e uma nova geração de diretores artísticos, atores, atrizes, coreógrafos, regentes e compositores se envolveram em suas produções.
Elegemos uma de suas comédias – As You Like It [Como Gostais], e a canção “Blow, blow thou winter winde”, composta por Thomas Augustine Arne, com refrão de William Linley, para narrar e explicar esse momentum.
Downloads
Referências
ARNE, Thomas Augustine. The Songs and Comedies called As You Like It, and Twelfth Night, 1741, reedit. John Caulfield, A Collection of the Vocal Music in Shakespeare’s Plays, Including the Whole of the Songs, Duetts, Glees, Choruses, etc. London, 1864, II, 133, 138.
ARNE, Thomas Augustine. The Whole of Music in As You Like It which are added the 3 songs composed for the above plat by Dr. Arne. London: Goulding & D’Almaine, n.d. [1824].
AUDEN, W. H. “Music in Shakespeare, Its Dramatic Use in His Plays”. Encounter, December 1957, p.40.
CAUFIELD, John. A Collection of the vocal music in Shakespeare's plays: including the whole of the songs, duetts, glees, choruses, &c; / engraved from original ms & early printed copies, chiefly from the collection of W. Kitchiner ... rev. & arranged with an accompaniment for the piano forte, by Mr. Addison, & most respectfully dedicated to the Hon. Mrs. George Wrottesley. London, 1864, II, 133, 138.
DUSINBERRE, Juliet. “As You Like It” in: A Companion to Shakespeare’s Works, vol. III, The Comedies. Ed. by R. Dutton and J. C. Howard. USA – UK: Blackwell Publishing, 2006, pp.411.
GOOCH, Bryan N. S. and THATCHER, David. A Shakespeare Music Catalogue. Oxford: Clarendon Press, 1991. v. vols.
LINLEY, W. Shakespeare's dramatic songs ...: as introduced by him in his various dramas the music, partly new & partly selected with new symphonies and accompaniments for the piano forte from the works of Purcell ... And R.I.S. Stevens to the subject and explanatory remarks on each play ... / in two volumes. London: Printed & sold by Preston, 1816, II, 8. [Folger Shakespeare Library, M1516.S3 L4 Copy1 Cage]
LONG, J. H. Shakespeare’s Use of Music: A Study of the Music and Its Performance in the Original Production of Seven Comedies. Gainesville, FL: University of Florida Press, 1955/R 1977, p.147.
MILHOUS, Judith and HUME, Robert D. “The Drury Lane Theater Library in 1768”. The Yale University Library Gazette, vol. 68, no. 3/4 (April 1994), pp. 116-134.
NOBLE, R. Shakespeare’s Use of Song with the Text of the Principal Songs. London: Oxford University Press, 1923, p.73.
SENG, Peter J. The Vocal Songs in the Plays of Shakespeare – A Critical History. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1967, pp.77-80.
SHAKESPEARE, William. As You Like It. The Arden Shakespeare. Edited by Agnes Latham. London: Methuen, 1975.
SHAKESPEARE, William. The Arden Shakespeare Complete Works. Edited by R. Prodfoot, A. Thompson and D. Kastan. Surrey, UK, 1998, p.173.
WARBURTON, W. ed. The Works of Shakespeare in Eight Volumes, With a Comment and Notes, Critical and Explanatory. By Mr. Pope and Mr. Warburton. London, 1747.
ZWILLING, Carin. William Shakespeare – As Canções de Cena. São Paulo: Editora Annablume, 2010. ISBN 978-85-391-0159-7. Sob o patrocínio da FAPESP.
ZWILLING, Carin. The Original Songs in Shakespeare’s Plays. St. Alban: Corda Music Publications, 2015. ISBN 978-0-9528-220-6-6
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carin Zwilling, Leonel Maciel Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).