Música para a Vida: bem-estar e saúde mental em crianças estimuladas com educação musical baseada em metodologias ativas em grupos de estudo de música religiosa

Autores

  • Ana Mary de Cervantes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Josilene Andrade da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Priscila Medeiros Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Renato Leonardo de Freitas Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278

Palavras-chave:

educação musical, metodologia ativa, qualidade de vida, saúde mental, religião

Resumo

As práticas e metodologias ativas são de grande importância para a área de educação musical. Há poucos estudos evidenciando a análise da formação musical e a abordagem de materiais pedagógicos musicais em contextos religiosos. A educação musical que pode contribuir com o processo de aprendizagem, a qualidade de vida, a sociabilização, a expressão e reabilitação psicossocial dos participantes. Sendo assim, através desta revisão, pretendemos incentivar e elucidar as práticas de metodologias ativas no ensino musical de crianças e relacionar a melhora da qualidade de vida, bem-estar e da saúde mental. Além disso, pretendemos explorar o quanto pode ser significativo o processo de ensino e aprendizagem com crianças que tocam os hinos evangélicos em teclados e em orquestras, assim como ilustrar uma metodologia que auxilie a compreensão dos referenciais teóricos de forma lúdica através de atividades com apoio de metodologias ativas de vários pedagogos musicais ao longo de nossa história. E, por fim, pretendemos relacionar o tema de educação musical, os benefícios das metodologias ativas, assim como, evidenciar os benefícios da educação musical sobre a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde mental dos participantes que passam pelo processo de aprendizagem musical.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Mary de Cervantes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Possui mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário(2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

    FORMAÇÃO ACADÊMICA

    Mestrado em Música

    1998 - 2000

    Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário
    Título: PROCESSOS CRIATIVOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL ALIADOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS,Ano de Obtenção: 2000
    Orientador: CECÍLIA CONDE

  • Priscila Medeiros, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

    Possui graduação em enfermagem pela Universidade São Francisco (USF). Realizou aperfeiçoamento em iniciação científica (2008 até 2010) e Treinamento técnico (2010 à 2011) no Laboratório de Neuropsicofarmacologia na mesma Universidade. Fez Mestrado (2011-2013) no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. Doutorado (2013-2017) pelo Departamento de Neurologia - área de concentração Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Pós-doutoranda do Departamento de Farmacologia também pela FMRP- USP e faz parte Centro Multiusuário de Neuroeletrofisiologia (EMU/FAPESP) na FMRP-USP situado no Departamento de Cirurgia e Anatomia. Fez visita acadêmica no Basal Ganglia Neuroanatomy Laboratory do Centro de Investigacion Médica Aplicada da Universidade de Navarra, Pamplona- Espanha (2012). Fez estágio no Department of Experimental Medicine, Division of Pharmacology, University of Campania L. Vanvitelli, Nápoli- Itália (2015/2016).Atua na área de Neurociências com ênfase em estudos pré-clínicos que abordam os aspectos sensoriais, emocionais, cognitivos e sociais da dor crônica e suas comorbidades psiquiátricas e neurológicas. Explora também as facetas da empatia/resiliência e da dor na pesquisa básica. Investiga os efeitos das emoções positivas para o alívio de dor. Além disso, sabendo-se que Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população, e que existem evidências da sua utilização para o alívio da dor. Um dos mais atuais interesses e inspirações tem sido nas investigações sobre mecanismos cerebrais que fundamentam as intervenções como: musicoterapia, aromaterapia dente outras práticas. É membro da Membro da American Association of Neuroscience Nurses (AANN). Faz parte do Comitê de Pesquisa Básica e de Práticas Integrativas e Complementares da SBED (Sociedade Brasilera para o Estudo da Dor). Mãe de Leonardo nascido em 2014. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ABRAMS, A. Music, cancer, and immunity. Clinical journal of oncology nursing, Utah State University, Logan, USA, p. 222-224, 5 set. 2021.

BARBOSA, C.E.A Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Consultado em 29/08/2023 às 08:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/

BAZZANO,, A.N; A,, C.E; HYLTON,, C; GUSTAT, , J. Effect of mindfulness and yoga on quality of life for elementary school students and teachers:: results of a randomized controlled school-based study. Psychology research and behavior management,. Psychology research and behavior management, [s. l.], n. 11, p. 81–89, 10 abr. 2018. DOI https://doi.org/10.2147/PRBM.S157503. Disponível em: https://www.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.

BENNETT, S; SHAFRAN, R; COUGHTREY, A; WALKER, S; HEYMAN, I. Psychological interventions for mental health disorders in children with chronic physical illness:: a systematic review. Archives of disease in childhood,. Arch Dis Child ., [s. l.], 2015. DOI https://doi.org/10.1136/archdischild-2014-307474. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Universidade Estadual de Londrina, ano 2012, ed. 32, p. 25-40, 27 mar. 2012. DOI https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0. Acesso em: 28 ago. 2023.

BERGMANN, J; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra, Rio de Janeiro, ano 2016, ed. 1, p. 104, 2017.

BRITO LANDI DE, H. Coping religioso, resiliência e qualidade de vida de pessoas com HIV/AIDS. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde), Brasília, ano 2016, v. xiv, 121, 26 maio 2016.

CHANG, C; TSAI, G; HSIEH, C,J. Psychological, immunological and physiological effects of a Laughing Qigong Program (LQP) on adolescents. Complementary therapies in medicine, [s. l.], v. 21, ed. 6, 2013. DOI https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.09.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096522991300157X. Acesso em: 28 ago. 2023.

CHANG, M,Y; CHEN,,C,H; HUANG, K,F. Effects of music therapy on psychological health of women during pregnancy. Journal of clinical nursing, , [s. l.], p. 2580–2587, 17 out. 2008. DOI doi: 10.1111/j.1365-2702.2007.02064.x. Epub 2008 Feb 19. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em: 28 ago. 2023.

SÁ, L,C; TEIXEIRA, C,M,F,S. De Sons e Sentidos: a Psicologia da Música sob o Olhar da Complexidade. II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade: Anais do II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade.CIRET- CETRANS-UFES-UNESCO, 2005, Vila Velha- Vitória ES, 2005. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/artigoscongresso/Leomara_Craveiro_de_Sa_e_Celia_Maria_Ferreira_S_Teixeira.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

DEMO, P. Pesquisa como princípio educativo na universidade. Pesquisa: princípio científico e educativo., Ed. São Paulo: Cortez, ano 2006, v. 12, ed. Ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p., p. 128, 2011.

DONDA, D, C; LEÃO, E, R. Music as an intervention in health projects. Journal of school of nursing, university of São Paulo, Revista da Escola de Enfermagem da USP, ano 2021, ed. 55, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020002203715 55. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 28 ago. 2023.

EDWARDS , E; MISCHOULON, D; RAPAPORT, M; STUSSMAN, B; WEBER, W. Building an evidence base in complementary and integrative healthcare for child and adolescent psychiatry. Child and adolescent psychiatric clinics of North America, [s. l.], 2013. DOI https://doi.org/10.1016/j.chc.2013.03.007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.

HALLAM, S; CROSS, I; THAUT, M. The Oxford Handbook of Music Psychology. American Psychological Association., Oxford University, ano 2016, v. cap 55, p. 905-913, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.

HATEM, T, P; I C LIRA, P; S MATTOS, S. The therapeutic effects of music in children following cardiac surgery. Jornal de pediatria, 82(3), Rio de Janeiro, ano 2006, p. 186–192, 24 ago. 2006. DOI https://doi.org/10.2223/JPED.1473. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 28 ago. 2023.

HUMMES, J, M. Por que é importante o ensino de música: Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM: Hunter, James C. (2006). Como ser um líder servidor. Tradução de A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, Porto Alegre, v. V. 11, p. 17-25, 2004.

KEBACH, P; DUARTE, R. EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL:: Processos de inclusão no sistema regular de ensino.. TEXTOS E DEBATES, [s. l.], n. 15, 2008. DOI https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.751. Disponível em: https://revista.ufrr.br/. Acesso em: 28 ago. 2023.

KESSLER, R C; FOSTER, C L; SAUNDERS, W B; STANG, P E. Social consequences of psychiatric disorders: I: Educational attainment. The American journal of psychiatry, Institute for Social Research, University of Michigan, p. 1026–1032., 1995. doi: 10.1176/ajp.152.7.1026. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.go. Acesso em: 28 ago. 2023.

KOELSCH,S; OFFERMANNS, K; FRANZKE, , P. Music in the treatment of affective disorders:: An exploratory investigation of a new method for music-therapeutic research.. American Psychological Association, [s. l.], p. 307–316., 2010. DOI https://doi.org/10.1525/mp.2010.27.4.307. Disponível em: https://psycnet.apa.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.

LORENZETTI, M A G. A Igreja Católica como espaço de educação musical: aulas de canto em um grupo de jovens. XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, , Pirenópolis, ed. ISBN 978-85-237-0850-4, p. 199-208, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/. Acesso em: 28 ago. 2023.

LORENZETTI, M A G. Aprender e ensinar música na Igreja Católica:: Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Dissertação de Mestrado, PORTO ALEGRE, 2015.

LUXINGER, M B; SOUZA, W M F de. A EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS COMO RECURSO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. V Jornada Chinela-Brasileira de Educação Inclusiva, Trabalho apresentado no Congresso Nacional de Educação Inclusiva., ano 2020, p. 1-18, 2020. DOI 10.22533/at.ed.4682116112. Disponível em: www.semanticscholar.org. Acesso em: 28 ago. 2023.

MACDONALD, R. A. Music, health, and well-being: a review. International journal of qualitative studies on health and well-being, National Library of Medicin, 7 ago. 2013. DOI 10.3402/qhw.v8i0.20635. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em: 28 ago. 2023.

MACHADO, L. D.; LAVRADOR,M. C. C. Loucura - Como Dizer o Indizível. Revista Textura da Psicologia:Subjetividade e Política no Contemporâneo.Casa do Psicólogo Casa do P, São Paulo, p. 1-13, 2002.

MAHEIRIE, K. Processo de criação no fazer musical: Uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Parte de Tese de Doutorado: Psicologia em Estudo, Maringá, ano 2003, v. 8, ed. 2, p. 147-153, 15 out. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.

MELO,, G.A.A.; RODRIGUES, A.B.,; FIRMEZA,, M.A.,; GRANGEIRO, A.S.M; OLIVEIRA, P.P.; CAETANO, J.A. Intervenção musical sobre a ansiedade e parâmetros vitais de pacientes renais crônicos:: ensaio clínico randomizado. Revista Latino Americano Enfermagem., [s. l.], ed. 51, 2017. DOI 10.1590/S1980-220X2016030503201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QGxMY4mkNmHJbL3QHcWNzQp/?lang=pt#. Acesso em: 28 ago. 2023.

MERRIAM, , A. O. The anthropology of music. Evanston. Northwestern University Press, [s. l.], 1964.

MORAN, J. M. Desafios da Educação a Distância no Brasil: In: Valente, J. A. Arantes, V. A. A. (Org.). Educação a Distância: pontos e contrapontos. Desafios da educação a distância no Brasil, Summus-São Paulo, ed. 5, p. 134, 2011.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog www2.eca.usp.br/moran, [s. l.], 2013.

MOREIRA, A.L.I.G. Iniciação ao piano para crianças: um olhar sobre a prática pedagógica em conservatórios da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2005.

MUSZKAT, M. Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, São Paulo, [s. l.], v. 1, ed. 10, p. 233-243, 2019. DOI 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes. Acesso em: 29 ago. 2023.

NOVO, J.A.D.D. Educação musical do espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Música) , Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8422. Acesso em: 29 ago. 2023.

PALFREY, Jonh; GASSER, Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Edu| Educ.&Tecnol. | , Artmed, 2011., v. 18, n. 3, p. 73-75, 2013.

PARK, C. Mind-body CAM interventions: current status and considerations for integration into clinical health psychology. Journal of clinical psychology, [s. l.], p. 45-63, 2013. DOI 10.1002/jclp.21910. Epub 2012 Aug 30. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.

PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Ibero-Americana de Educación., [s. l.], 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3993. Acesso em: 29 ago. 2023.

REEVES, W. C., Strine, T. W., Pratt, L. A., Thompson, W., Ahluwalia, I., Dhingra, S. S., McKnight-Eily, L. R., Harrison, L., D'Angelo, D. V., Williams, L., Morrow, B., Gould, D., Safran, M. A., & Centers for Disease Control and Prevention. A MENTAL Health Surveillance System for the General Population During the COVID-19 Pandemic: Protocol for a Multiwave Cross-sectional Survey Study. National Library of Medicine - National Institutes of Health, [s. l.], p. 1-29, 26 nov. 2020. DOI 10.2196/23748. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.

RIFKIN, J. La Era del Acesso. Ediciones Paidós Ibérica, Barcelona, 2000.

ROCHA, C.M.M. Educação Musical "Método Willens"minha experiência pessoal. Faculdade de Educação da Bahia, Salvador, ed. 2, p. 160, 1990.

RODRIGUES, I. A Rítmica de Emile Jaques Dalcroze: Uma Educação por e para a Música. Revista Brasileira de História da Educação , RBHE 23 • 2023, 2023. DOI 10.4025/rbhe.v23.2023.e253. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/3yszc9kXLLfYZdCrGSvdRDR/. Acesso em: 29 ago. 2023.

ROSA, G; MOEHLECKE, V. Clínica, Música e Tempo: Agenciamentos Possíveis para uma Experiência Afetiva. Rev. Polis e Psique-2017, [s. l.], p. 84-99, 2018.

SMIT, F; CUIJPERS,, P; OOSTENBRINK, J; BATELAAN, N; GRAAF, R de; BEEKMAN, A. Costs of nine common mental disorders: implications for curative and preventive psychiatry. National Library of Medicine, onlinelibrary.wiley.com › journal › 1099176xThe Journal of Mental Health Policy and Economics, 2006.

SPOLLE, C W; MACHADO, A.; BIGATTO, K R S; SANTOS, S. Música no cuidado em saúde mental. Saúde Mental: cuidado e subjetividade, Rio de Janeiro-Difusão, 2013, v. 2, p. 153-176, 20132013. Disponível em: www.semanticscholar.org. Acesso em: 29 ago. 2023.

SZÖNYI, E. A Educação Musical Na Hungria Através Do Método Kodály. Sociedade Kodály do Brasil, , São Paulo, 1996.

TRAHAN, T; DURRANT, S J; MÜLLENSIEFEN, D; WILLIAMSON, V J. The music that helps people sleep and the reasons they believe it works:: A mixed methods analysis of online survey reports. Journals.plos.org, United Kingdom, 14 nov. 2018. DOI 10.1371/journal.pone.0206531. Disponível em: eprints.lincoln.ac.uk. Acesso em: 29 ago. 2023.

SANDERSLEBEN , H.U-Von; ROTHENBERGER, A; ALBRECHT, B; ROTHENBERGER, L G; KLEMENT, S; BOCK, N. Ginkgo biloba extract EGb 761® in children with ADHD. National Library of Medicine, [s. l.], 2014. DOI Ginkgo biloba extract EGb 761® in children with ADHD. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/. Acesso em: 29 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Música para a Vida: bem-estar e saúde mental em crianças estimuladas com educação musical baseada em metodologias ativas em grupos de estudo de música religiosa. (2023). Revista Música, 23(1), 577-589. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210278