Ansiedade na Performance Musical: estudo de caso no coro da Escola Superior de Educação

Autores

  • Ana Beatriz Almeida Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
  • Aoife Hiney Universidade de Aveiro. Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210905

Palavras-chave:

Ansiedade na Performance Musical, coros académicos, State-Trait Anxiety Inventory

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar os níveis de ansiedade na performance musical dos participantes de um coro académico inserido na Licenciatura em Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A literatura académica aponta para uma escassez de estudos sobre a ansiedade musical entre cantores e em particular entre cantores em coros. Além disso, em semelhança com outras práticas de canto coral em Portugal, faltam estudos sistemáticos sobre coros académicos. Um estudo de caso foi realizado com o coro da Escola Superior de Educação (ESE) no qual foram recolhidos dados sociodemográficos para caracterizar os participantes do coro. O questionário State-Trait Anxiety Inventory (STAI) foi aplicado em dois momentos para medir os níveis de ansiedade traço e ansiedade estado. Os resultados do STAI correlacionam com estudos existentes quanto à ligação entre a ansiedade e o género, enquanto outros fatores como por exemplo o papel de solista não teve impactos estatisticamente significativos. Entretanto, o questionário sociodemográfico revela a heterogeneidade dos alunos que frequentam a licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação (ESE), principalmente em relação à idade e a prática instrumental.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Almeida, A. B. ., & Hiney, A. (2023). Ansiedade na Performance Musical: estudo de caso no coro da Escola Superior de Educação. Revista Música, 23(1), 215-235. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210905

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais