Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040Palavras-chave:
Acusmática, Cotidiano, Criação Musical, Música eletroacústica, Suporte FixoResumo
Este artigo discute espaço, memória e narrativa na percepção de sons cotidianos gravados. Com base nas ideias acerca de cotidiano de Agnes Heller e Michel De Certeau, propõe-se um conceito de som cotidiano. A partir desta conceituação, é visto como espaço, memória e narrativa articulam a nossa percepção de sons cotidianos gravados. Sons cotidianos, quando fixados em um suporte, criam uma ideia de espaço e estimulam a memória ao remeter às experiências cotidianas do próprio ouvinte. A relação entre espaço e memória dá origem ao conceito de narrativa aqui proposto, onde narrativa é o contexto geral criado na imaginação do ouvinte durante a experiência de escuta de sons cotidianos gravados. Este jogo entre espaço, memória e narrativa é central na percepção de sons cotidianos fixados em um suporte e é uma distinção importante entre a experiência de escuta destes e a de sons instrumentais gravados. Adicionalmente, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do trabalho de criação sonora com sons cotidianos.
Downloads
Referências
PAC. Hit em up. In: Greatest Hits. California: Death Row Records, 1998; 2 CDs.
AGUIAR, Maria Lívia de Sá Roriz; HERSCHMANN, Micael. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 5, n. 5, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/issue/view/562, acesso em 5 de maio de 2013.
DE CERTEAU Michel. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
EDWARDS, Denis; GARRET, Siedah. Don't Look Any Further. In: Don't Look Any Further. California: Motown Records, 1987. 1 CD.
ERIK B. & RAKIM. Paid in full. In: Paid in full. California: 4th & B'way Records, 1987. 1 CD.
FEASTER, Patrick (Org.). Sources in phonographic history series, No. 1: the convention of the local phonograph companies, 1890-1893. Bloomington, Indiana: Phonozoic, 2009. Documento online. Disponível em: http://www.phonozoic.net/sph01.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2023.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leonardo Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LIMA, William da Silva. Quatrocentos contra um: Uma história do Comando Vermelho. São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.
RENNIE, Tullis. Manifest. Lançamento independente, 2013. Álbum digital. Disponível em <https://tullisrennie.bandcamp.com/album/manifest>. Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
RENNIE, Tullis. Socio-Sonic: An ethnographic methodology for electroacoustic composition. In: Organised Sound n. 19 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 117-124. 2014. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/sociosonic-an-ethnographic-methodology-for-electroacoustic-composition/5DFAE583BCD59B24F39A730FC46C938C>. Acesso em 2 de maio de 2023
RESPIGHI, Ottorino. Pini di Roma (partitura). Itália: Ricordi, 1925.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SCHAEFFER, Pierre. In search of concrete music. Tradução de Christine North e John Dack. California: University of California Press, 2012.
SCHAEFFER, Pierre. Cinq Etudes de Bruits. In: Œuvres 1948-1952. Paris: Ina GRM, 2023. Álbum digital. Disponível em: <https://pierreschaeffer.bandcamp.com/album/uvres-1948-1952>, acesso em 2 de maio de 2023.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. In: Organised Sound n. 2 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 107-26, 1997. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/spectromorphology-explaining-soundshapes/A18EBE591592836FC22C20FB327D3232. Acesso em 2 de maio de 2023
THOMPSON, Emily. Machines, Music, and the Quest for Fidelity: Marketing the Edison Phonograph in America, 1877-1925. In: The Musical Quarterly, Vol. 79, No. 1 (Spring, 1995). Oxford: Oxford University Press, p. 131-171, 1995. Disponível em: <https://academic.oup.com/mq/article-abstract/79/1/131/1078561?redirectedFrom=fulltext>. Acesso em 9 de abril de 2023.
TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
WISHART, Trevor. Sound Symbols and Landscapes. In: EMMERSON, Simon (Org.). The language of electroacoustic music. Inglaterra: The Macmillan Press LTD, 1986.
WISHART, Trevor. Red Bird. In: RED BIRD/ANTICREDOS/VOICEPRINTS . Londres: ICR Distribution. 2018. Album digital. Disponível em: https://icrdistribution.bandcamp.com/album/red-bird-anticredos-voiceprints. Acesso em 5 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Orlando Scarpa Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).