Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa

Autores

  • Orlando Scarpa Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040

Palavras-chave:

Acusmática, Cotidiano, Criação Musical, Música eletroacústica, Suporte Fixo

Resumo

Este artigo discute espaço, memória e narrativa na percepção de sons cotidianos gravados. Com base nas ideias acerca de cotidiano de Agnes Heller e Michel De Certeau, propõe-se um conceito de som cotidiano. A partir desta conceituação, é visto como espaço, memória e narrativa articulam a nossa percepção de sons cotidianos gravados. Sons cotidianos, quando fixados em um suporte, criam uma ideia de espaço e estimulam a memória ao remeter às experiências cotidianas do próprio ouvinte. A relação entre espaço e memória dá origem ao conceito de narrativa aqui proposto, onde narrativa é o contexto geral criado na imaginação do ouvinte durante a experiência de escuta de sons cotidianos gravados. Este jogo entre espaço, memória e narrativa é central na percepção de sons cotidianos fixados em um suporte e é uma distinção importante entre a experiência de escuta destes e a de sons instrumentais gravados. Adicionalmente, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do trabalho de criação sonora com sons cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PAC. Hit em up. In: Greatest Hits. California: Death Row Records, 1998; 2 CDs.

AGUIAR, Maria Lívia de Sá Roriz; HERSCHMANN, Micael. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 5, n. 5, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/issue/view/562, acesso em 5 de maio de 2013.

DE CERTEAU Michel. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

EDWARDS, Denis; GARRET, Siedah. Don't Look Any Further. In: Don't Look Any Further. California: Motown Records, 1987. 1 CD.

ERIK B. & RAKIM. Paid in full. In: Paid in full. California: 4th & B'way Records, 1987. 1 CD.

FEASTER, Patrick (Org.). Sources in phonographic history series, No. 1: the convention of the local phonograph companies, 1890-1893. Bloomington, Indiana: Phonozoic, 2009. Documento online. Disponível em: http://www.phonozoic.net/sph01.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2023.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leonardo Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LIMA, William da Silva. Quatrocentos contra um: Uma história do Comando Vermelho. São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.

RENNIE, Tullis. Manifest. Lançamento independente, 2013. Álbum digital. Disponível em <https://tullisrennie.bandcamp.com/album/manifest>. Acesso em: 25 de janeiro de 2018.

RENNIE, Tullis. Socio-Sonic: An ethnographic methodology for electroacoustic composition. In: Organised Sound n. 19 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 117-124. 2014. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/sociosonic-an-ethnographic-methodology-for-electroacoustic-composition/5DFAE583BCD59B24F39A730FC46C938C>. Acesso em 2 de maio de 2023

RESPIGHI, Ottorino. Pini di Roma (partitura). Itália: Ricordi, 1925.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

SCHAEFFER, Pierre. In search of concrete music. Tradução de Christine North e John Dack. California: University of California Press, 2012.

SCHAEFFER, Pierre. Cinq Etudes de Bruits. In: Œuvres 1948-1952. Paris: Ina GRM, 2023. Álbum digital. Disponível em: <https://pierreschaeffer.bandcamp.com/album/uvres-1948-1952>, acesso em 2 de maio de 2023.

SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. In: Organised Sound n. 2 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 107-26, 1997. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/spectromorphology-explaining-soundshapes/A18EBE591592836FC22C20FB327D3232. Acesso em 2 de maio de 2023

THOMPSON, Emily. Machines, Music, and the Quest for Fidelity: Marketing the Edison Phonograph in America, 1877-1925. In: The Musical Quarterly, Vol. 79, No. 1 (Spring, 1995). Oxford: Oxford University Press, p. 131-171, 1995. Disponível em: <https://academic.oup.com/mq/article-abstract/79/1/131/1078561?redirectedFrom=fulltext>. Acesso em 9 de abril de 2023.

TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

WISHART, Trevor. Sound Symbols and Landscapes. In: EMMERSON, Simon (Org.). The language of electroacoustic music. Inglaterra: The Macmillan Press LTD, 1986.

WISHART, Trevor. Red Bird. In: RED BIRD/ANTICREDOS/VOICEPRINTS . Londres: ICR Distribution. 2018. Album digital. Disponível em: https://icrdistribution.bandcamp.com/album/red-bird-anticredos-voiceprints. Acesso em 5 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Scarpa Neto, O. (2023). Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa. Revista Música, 23(1), 475-501. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040