Canta, canta, minha gente: uma revisão de literatura sobre o coro infantojuvenil nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212250Palavras-chave:
Coro infantojuvenil, Revisão de literatura, Anais da ABEMResumo
O artigo apresenta dados parciais de uma revisão de literatura, de caráter sistemática e autônoma, que tem por objetivo geral compreender o que os conteúdos das revistas e dos anais da ABEM e da ANPPOM revelam sobre a prática coral infantojuvenil. Os resultados discutidos dizem respeito aos conteúdos dos artigos publicados em 15 anais dos Congressos Nacionais da ABEM, realizados no período de 2001 a 2019. A revisão foi organizada em duas etapas distintas. A primeira ocupou-se do levantamento e identificação dos artigos e a segunda, em andamento, da leitura e análise dos conteúdos. A análise dos artigos orienta-se por um roteiro cujos dados são discutidos em reuniões semanais entre as pesquisadoras. Considerando a complexidade que permeia o uso de determinadas terminologias no universo do canto coral, foram delineadas concepções sobre os termos coro, infantojuvenil e prática coral. Tais concepções colaboraram na definição de critérios de inclusão e exclusão de artigos para a revisão. Dos 2753 artigos publicados nos referidos anais, um total de 37 publicações trazem discussões sobre o coro infantojuvenil. Através de seis categorias de análise evidenciamos os destaques e a predominância de temas debatidos, além de lacunas de assuntos pouco explorados. O percurso crítico, de trabalho exaustivo e rigoroso com a revisão da área poderá fornecer um quadro geral, norteando estudos e trazendo reflexões sobre os caminhos passíveis de serem trilhados no âmbito das produções acadêmicas sobre o coro infantojuvenil.
Downloads
Referências
ANDRADE, Klesia Garcia. Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens. 256 f. Orientação: Luis Ricardo Silva Queiroz. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015a.
ANDRADE, Klesia Garcia. “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil e suas perspectivas músico-educativas, 22., 2015a, Natal-RN. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015b, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1034/public/1034-4491-1-PB.pdf. Acesso em 30 mar. 2023.
ANDRADE, Klesia Garcia. A ação pedagógica no Projeto “Um Canto em Cada Canto”, 22., 2015b, Natal-RN. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015c, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1035/public/1035-4492-1-PB.pdf. Acesso em 30 mar. 2023.
ANDRADE, Klesia Garcia. O coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa no Projeto “Um Canto em Cada Canto” In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015d, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1033/public/1033-4490-1-PB.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
ANDRADE, Klesia Garcia. Coro criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral. 262 f. 2019. Orientação: Maura Penna. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18883?locale=pt_BR. Acesso em: 20 maio 2023.
ANDRADE, Klesia Garcia; BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca Barros. Aspectos históricos e estruturantes da pesquisa-ação. In: BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca Barros; PENNA, Maura (orgs.). Pesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidades. Petrolina: IFSERTAOPE, 2022. p. 11-27. Disponível em: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/898. Acesso em: 20 maio 2023.
ANDRADE, Débora; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Afinação e seleção vocal em coros infantis do estado de Minas Gerais: uma pesquisa em andamento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24. 2019, Campo Grande. Anais. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/176/194. Acesso em 04 abr. 2023.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A abordagem qualitativa de pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18ª ed. São Paulo: Papirus, 2012.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432013000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2023.
BARROS, Clara Bezerra Nunes. Canto coral e Projeto Social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1536/public/1536-4568-1-PB.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
BARTLE, Jean Ashworth. Lifeline for children’s choir directors. Toronto: Gordon V. Thompson Music, 1993.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2003 (Colecção Ciências da Educação).
BORGES, Jane. Fabiano Lozano e as canções escolares. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24. 2019, Campo Grande. Anais. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/194/202. Acesso em: 13 out. 2022.
BRITO, Dhemy Fernando Vieira; BEINEKE, Viviane. Músicas que ouvimos e músicas que cantamos: ideias das crianças sobre o repertório do coro infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24. 2019, online. Anais. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/154/93. Acesso em: 14 set. 2022.
BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna; SPECHT, Ana C. Meninas Arte em Canto: corpo e voz no fazer musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2004, Rio de Janeiro-RJ. Anais. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.
BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna. Cognição, música e corpo no canto coral: um fazer musical criativo. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2004, Rio de Janeiro-RJ. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf . Acesso em: 27 abr. 2023.
CAREGNATO, Caroline; DIAS, Gustavo Angelo. Análise do texto no repertório coral infantil: um diálogo entre o campo das Letras e a Educação Musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória-ES. Anais. p. 392-400.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Canto coral: um levantamento sobre os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais e Congressos da ABEM entre 1992 e 2009. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: ABEM, 2010, p. 551-560. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
COSTA, Marineide Marinho Maciel. “Um canto em cada canto": coro da orquestra da juventude de Salvador. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2004, Rio de Janeiro-RJ. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1490/public/1490-4467-1-PB.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
COSTA, Patricia. Afinal, coro infanto-juvenil, coro juvenil ou coro jovem? Observatório Coral Carioca. 2017. Disponível em:
https://observatoriocoral.art.br/sites/default/files/documentos/artigos/2017-03-afinal-coro-infanto-juvenil-coro-juvenil-ou-coro.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
CRISPIM, Juliana. Coro infanto-juvenil Os Curumins: construindo referências para a prática musical contextualizada. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2009, Londrina-PR. Anais. p. 475-481. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
DALLANHOL, Katia M. B.; GUERINI, Stela M. B. Coral do Colégio de Aplicação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis-SC. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. O ensaio do coro como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical. 144f. Orientação: Raimundo Martins. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A prática coral na formação musical: um estudo em cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005, p. 362-369. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao8/sergio_figueiredo.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
FONSECA, Cláudia Cavalcante; DIAS, Leila Miralva Martins. Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1490/public/1490-4467-1-PB.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
FONSECA, Luanna Aparecida Batista da. O coral infantojuvenil da UFMT e os desafios de peças a três vozes. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24, 2019, online. Anais. 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/129/123. Acesso em: 15 set. 2022.
FRANCHINI, Rogeria Tatiane Soares. A prática coral e a educação musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1010/public/1010-4376-1-PB.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
GABORIM MOREIRA, Ana Lucia Iara. Coral infantil Ama/Pró-Seguir: uma proposta de educação musical para crianças carentes da periferia de São Paulo. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis-SC. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
GABORIM-MOREIRA. Ana Lúcia Iara. Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. 574f. Orientação: Marco Antonio da Silva Ramos. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
GABORIM-MOREIRA, Ana Lucia Iara; STOCCHERO, Mariana Araújo. Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU!): ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pôster). In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1408/public/1408-4606-1-PB.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
GABORIM-MOREIRA, Ana Lucia Iara; OLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. Formação do regente coral infantojuvenil no curso de Licenciatura em Música: o caminho da extensão. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus-AM. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2633/public/2633-9453-1-PB.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim; OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia de. Canto coletivo: brincando e cantando – uma proposta de Educação Musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiania-ES. Anais. p. 14-22. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1123/public/1123-4511-1-PB.pdf. Acesso em: 06 abr. 2023.
JORGE, Sâmela Cristina de Souza. O canto coral em diferentes contextos: um olhar comparativo entre um projeto social na periferia de Belém e uma escola particular de ensino básico em Ananindeua/Pará. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24, 2019, online. Anais. 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/329/223. Acesso em: 28 set. 2022.
KNHIS, Alessandra; MACHADO, Daniela D. Vivências musicais e as opiniões de alunos do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFSC sobre a atividade de canto coral que participam. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2006, Anais. p. 733-738. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
LELIS, Oleide; SCHIMITI, Lucy; GARCIA, Klesia. Projeto “um canto em cada canto”: o social e o musical mediado pela atividade coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2009, Londrina-PR. Anais. p. 1045-1051. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
LIMA, Ailen Balog; SANTOS JUNIOR, Paulo Jeovani dos. Em busca da afinação no Coral Infantil como meio de musicalizar no Programa do PIBID de Música no UNASP. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1255/public/1255-4653-1-PB.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
MACIEL, Edineiram; MAGALHÃES, Maria Cristina Evangelista. Auto do Sertão: ressignificando o canto coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 16., 2007, Anais.
NUNES, Bruno de Sá; BORGES, Jane. Musicalizando por meio do coro infantil: uma experiência na escola pública. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória-ES. Anais. p. 1512-1519.
NÚNEZ, Francisco J. Globalization, multiculturalism, and the childre’s chorus. In: QUADROS, André (Ed.). Choral music. New York: Cambridge University Press, 2012, p. 203-215.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1): e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
PAZIANI, Juliana Damaris de Santana. Repertório para coro infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri. In: In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis-GO. Anais. p. 2215-2225. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf . Acesso em: 29 mar. 2023.
PENNA, Maura; MENDES, Eliane; BANDEIRA; Ian Bandeira; BARROS, Olga Renalli. O Canto Coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1017/public/1017-4420-1-PB.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2020.
POMIANOSKI, Eliziany Perla Ferreira; FINCK, Regina. Projeto Oficina de Canto Coral: relato das vivências músico-vocais desenvolvidas junto ao Departamento de Música/UDESC. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis-SC. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
RAO, Doreen. We will sing! New York: Boosey e Hawkes, 1993.
SIMÕES, Thays Lana Peneda; SANTIAGO, Patrícia Furst. Metodologia de pesquisa para investigar a inclusão de práticas corporais no ensino-aprendizagem da técnica vocal para grupos corais infanto-juvenis. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1226/public/1226-4546-1-PB.pdf. Acesso em: 06 abr. 2023.
SOBREIRA, Silvia; BOECHAT, Bruno. A extensão vocal infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal-RN. Anais... Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1024/public/1024-4409-1-PB.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.
SANTOS, Najla Elisângela dos; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Funções da prática coral no contexto escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória-ES. Anais. p. 1217-1225.
SANTOS, Regina Marcia Simão et al. COROPASSO: o corpo canta, anda, pensa, recria, faz, compartilha – o projeto sociomusical CECOM/Gardênia Azul. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis-GO. Anais. p. 723-734. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em 30 mar. 2023.
SILVA, Alessandra Araújo da. Saudades do Nordeste: práticas musicais em um espetáculo de coro. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiânia-ES. Anais. p. 14-22. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
SILVA, Luiz Eduardo; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Prática coral: um panorama das publicações de anais de encontros e congressos da ABEM e ANPPOM dos últimos dez anos (2003-2013). In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais. Natal: Abem. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1092/public/1092-4501-1-PB.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
RIBEIRO, Cinara Baccili. Levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a prática profissional do regente de coros como educador musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais. Natal: Abem. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1202/public/1202-4541-1-PB.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
SOARES, Gina Denise Barreto. Coro infantil: educação musical e ecologia social a partir das ideias de Koellreutter e Guattari. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2004, Rio de Janeiro-RJ. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1490/public/1490-4467-1-PB.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
UTSUNOMIYA, Mirian Megumi. O regente de coro infantil de projetos sociais e as demandas por novas competências e habilidades. 130f. Orientação: Pedro Paulo Salles. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
VIANNA, Gisele Garcia. Coro infanto-juvenil: uma experiência pedagógica com as diversidades. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2003, Florianópolis-SC. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Klesia Garcia Andrade, Anaide Maria Alves da Paz, Valdiene Carneiro Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).