Ideologia de Jehan de Murs
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55004Resumo
Dos primeiros sinais de rítmica modal às complexas combinações do moteto isorrítmico transcorre pouco mais de um século. Nesse período relativamente breve nasce e amadurece a idéia de um sistema completo e perfeitamente definido de durações, independente do texto, da liturgia ou da dança - o tempo musical como o entendemos ainda hoje, elemento da composição e função da sua forma, valor estético. O tratado Notitia Artis Musicae de Jehan de Murs, que será examinado aqui, já pertence à fase culminante desse processo, à Ars Nova. Procurarei lê-lo em seus aspectos ideológicos, mais do que técnicos, tentando decifrar, por meio dele, as concepções do tempo, da arte e da composição musical que fundamentaram a revolução arsnovista. Antes de enfrentar o texto, porém, será necessário fixar alguns pontos de referência, que permitam situá-lo na cultura e na sociedade do final da Idade Média.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1990-11-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1990 Lorenzo Mammì
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Ideologia de Jehan de Murs. (1990). Revista Música, 1(2), 79-88. https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55004