A educação no pensamento conservador-autoritário brasileiro das primeiras décadas do século XX: um exame do “intérprete do Brasil” Alberto Torres

Autores

  • Roni C. D. de Menezes Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p115-128

Palavras-chave:

educação, Alberto Torres, conservadorismo, tradição liberal

Resumo

Esta proposta de estudo busca historiar a emergência da modalidade de um discurso e de um projeto de intervenção gestados no interior de um campo simultaneamente conservador e autoritário que se desenha no Brasil a partir da década de 1910, privilegiando, nesse movimento, os diagnósticos e propostas relacionados à esfera educacional. Tal emergência é indissociada da produção escriturária do jurista, jornalista, político e pensador social fluminense Alberto Torres, priorizando as décadas de 1900 e 1910. Para a operacionalização do intento, além da revisão dos traços distintivos de seus postulados autoritário- -conservadores face à tradição liberal então dominante no pensamento social brasileiro, propõe-se um exame da articulação dos assuntos educacionais em seu programa de modernização da sociedade nacional.

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Biografia do Autor

Roni C. D. de Menezes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Menezes, R. C. D. de. (2023). A educação no pensamento conservador-autoritário brasileiro das primeiras décadas do século XX: um exame do “intérprete do Brasil” Alberto Torres . Revista USP, (137), 115-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p115-128

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar