Mário de Andrade e Villa-Lobos

Autores/as

  • Flávia Camargo Toni Conservatório da Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i27p43-58

Palabras clave:

crítica musical, notas biográficas.

Resumen

As críticas musicais de Mário de Andrade indicam que o autor mudou a sua postura ideológica durante os anos 30. Isto se verifica também em seus comentários aos recitais de Villa-Lobos em São Paulo.

A biografia do compositor assegura que nesta época ele estava engajado com o "establishment" político, sendo grandemente favorecido em sua carreira.

Mário de Andrade desaprovava energicamente as atitudes de Villa-Lobos. Os últimos escritos de Mário de Andrade, contudo, mostram uma maior compreensão para o problema, visto como uma lacuna na formação dos compositores brasileiros em geral.

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Biografía del autor/a

  • Flávia Camargo Toni, Conservatório da Cidade de São Paulo
    Supervisora da Equipe Técnica de Pesquisas de Música (CCSP); coordenadora do Dicionário Musical Brasileiro de Mário de Andrade (Projeto Ministério da Cultura/Instituto de Estudos Brasileiros).

Publicado

1987-12-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Toni, F. C. (1987). Mário de Andrade e Villa-Lobos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 27, 43-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i27p43-58