Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira

Auteurs

  • Luís Antônio Giron

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57

Mots-clés :

História da música brasileira, Choro, Influência do jazz, Improvisação, Contraponto, Rio de Janeiro, Carnaval, Expansão da música popular brasileira no exterior, Villa-Lobos, Donga, Sinhô, Oito Batutas

Résumé

A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra.

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Biographie de l'auteur

  • Luís Antônio Giron
    Mestrando em Musicologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Jornalista e crítico musical

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Publiée

1997-01-31

Numéro

Rubrique

Música Brasileira: Centenários em 97

Comment citer

Giron, L. A. (1997). Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 42, 43-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57