A habitação na literatura: as casas nos romances de Machado de Assis e de Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p10-21Palavras-chave:
Habitação, Machado de Assis, Lima BarretoResumo
Este artigo tem como objetivo explorar as habitações e os modos de morar presentes nos romances de Machado de Assis e Lima Barreto. As obras são ambientadas no Rio de Janeiro em um período de intensa transformação urbana e cultural, as quais são representadas pelos escritores através de uma visão crítica. Embora de maneiras distintas, ambos marcam a localização da moradia como indicador social e se utilizam dos espaços como reflexos psicológicos dos personagens. As descrições das habitações enriquecem as relações do enredo e são elementos essenciais nas discussões e críticas às mudanças urbanas e sociais, além de contribuintes para a formação de um imaginário urbano sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Machado de Assis: Obra Completa. Organização de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2006.
BARRETO, Lima. Lima Barreto: Prosa seleta .Organização de Eliane Vasconselos. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
CALDWELL, Hellen. O Otelo Brasileiro de Machado de Assis. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
CORREIA, Telma de Barros. A Construção do habitat Moderno no Brasil, 1870-1950. São Carlos, RIMA., 2004.
GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Brasiliana, 1965.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil.São Paulo, Perspectiva,1978.
TÁTI, Miécio. O Mundo de Machado de Assis: o Rio de Janeiro na obra de Machado de Assis. São Paulo: São José, 1961.
VAL, Valdir Ribeiro do. Geografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: São José, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).