Direitos sociais às margens: um debate sobre políticas públicas de educação e saúde em dois estudos de caso de Saint-Denis

Un debate sobre políticas públicas de educación y salud en dos estudios de caso de Saint-Denis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.182394

Palavras-chave:

Neoriberalismo, Políticas Sociais, Territórios Periféricos

Resumo

A comuna de Saint-Denis (região metropolitana parisiense, França) congrega em um mesmo campo de pesquisa: as representações arquitetônicas e urbanísticas do território periférico, a vinculação entre pobreza e políticas sociais e as formas de precarização do trabalho, observadas sob a perspectiva da racionalidade neoliberal nos campos da educação e da saúde. A hipótese do trabalho é de que o avanço neoliberal é empiricamente verificável nas transformações gerenciais e privatistas das políticas de educação e saúde em dois estudos de caso de Saint-Denis, o Lycée Suger e o Hospital Delafontaine. Utilizando-se de incursões etnográficas, entrevistas semiestruturadas e conversas informais, aborda-se igualmente o cotidiano do trabalho dos profissionais do “chão de fábrica” destas duas instituições.

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Biografia do Autor

Miranda Zamberlan Nedel, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Doutoranda em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG/IAU.USP), São Carlos, sob orientação do Prof. Assoc. Miguel Antonio Buzzar e coorientação da Profa. Tit. Cibele Saliba Rizek. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2020) (financiamento CAPES) e Arquiteta e Urbanista (2017) pela mesma Instituição. Realizou estágio de mestrado na Université Paris Nanterre (out.-dez. 2019), França, e Intercâmbio de pesquisa (Mobilidade com IC) (nov.2016-jan.2017) na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (financiamento Santander). Tem experiência acadêmica no tema da arquitetura escolar e de sua relação com as políticas educacionais.

Ricardo de Lima Jurca, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Sociólogo. Doutor em Ciências. Pesquisador de Pós-Doutorado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo (IAU-USP) e pesquisador do grupo de pesquisa SAGEMM - Social Activities, Gender, Markets And Mobilities from Bellow (Latin America). Autor do artigo Neoliberalismo e individualização nas políticas de saúde na periferia sul de São Paulo pelo Cadernos CRH, Salvador, em dezembro de 2020.  

Cibele Saliba Rizek, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Professora Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos/Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e livre-docente pela mesma instituição. É professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic - FFLCH/USP). Autora de diversos artigos e textos científicos relativos a questões urbanas, reestruturação produtiva, espaço público e cidadania.

Miguel Antonio Buzzar, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Professor Livre Docente/Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU.USP, São Carlos). Possui graduação em arquitetura e urbanismo (1980), mestrado (1996) e doutorado (2002) em estruturas ambientais urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU USP). Líder do Grupo de Pesquisa ArtArqBR: Arte, Arquitetura Brasil e do grupo de Pesquisa Arquitec: Arquitetura, Tecnologia e Habitação. Tem experiência nos temas da arquitetura moderna, arquitetura contemporânea, programas públicos e urbanismo contemporâneo. É bolsista em produtividade do CNPq bp 2, parecerista ad hoc do CNPq, FAPESP e de vários periódicos científicos. Conselheiro do CAU-SP e Coordenador do Núcleo Docomomo São Paulo (2021-2022).

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Nedel, M. Z., Jurca, R. de L. ., Rizek, C. S. ., & Buzzar, M. A. . (2021). Direitos sociais às margens: um debate sobre políticas públicas de educação e saúde em dois estudos de caso de Saint-Denis: Un debate sobre políticas públicas de educación y salud en dos estudios de caso de Saint-Denis. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-17. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.182394

Edição

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Artigos e Ensaios

Dados de financiamento