Reflexões sobre a construção histórica do conceito de espaço: uma aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.187844

Palavras-chave:

espaço em arquitetura, teoria da arquitetura, história da arquitetura

Resumo

Hoje em dia, temos familiaridade e proximidade com o termo espaço em arquitetura, mas isso nem sempre foi assim. Neste artigo, indaga-se o posicionamento de alguns autores que começaram a pensar as relações entre espaço e arquitetura entre finais do século XIX e início do XX, apontando a reiterada falta de interesse pelo assunto nos anos 1930-40, para depois encarar a aproximação conceitual que se deu no âmbito da arquitetura nos anos 1950-60. Esse método de sucessão cronológica permitiu entender a complexidade do tema e esboçar uma aproximação contemporânea de sua compreensão, mas sem concluir com uma definição precisa, pois, após pensar em possíveis aproximações teóricas, parece pouco provável que exista uma acepção única para tal conceito.

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Biografia do Autor

  • Fernando Guillermo Vazquez Ramos, Universidade São Judas Tadeu

    Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Arquitetura e Cidade: Representações. Foi coordenador do Núcleo Docomomo São Paulo (2018-2020). Foi coeditor da revista eletrônica acadêmica arq.urb (2010-2019). Parecerista Ad Hoc de várias revistas e editoras nacionais e internacionais. Parecerista Ad Hoc de agências de fomento. Membro de comissões organizadoras e científicas de vários eventos nacionais e internacionais da Área. Membro de bancas de mestrado, doutorado e concursos públicos. Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1993); Mestre em Estética y Teoria de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoria de las Artes (Madri, 1990); Técnico em Urbanismo pelo Instituto Nacional de Administración Pública (Alcalá de Henares, 1988); Arquiteto pela Universidad Nacional de Buenos Aires (1979). Atua como docente na disciplina de Estúdios de Arquitetura 3 (Graduação) e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (Pós-Graduação). Desenvolve trabalhos de pesquisa nos seguintes campos: representação arquitetônica (analógica e digital), relações entre arte e arquitetura, patrimônio da arquitetura moderna paulista, teoria e história da arquitetura moderna.

  • Carlos Eduardo Dias Ribeiro, Universidade São Judas Tadeu

    Doutorando em Arquitetura, tema Biomimética. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Pós-graduado em Design Gráfico e graduado em Design de Produto e pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pós-graduação "Teaching and Learning in Higher Education - Training Programme in University Pedagogy" pelaTampere University Finlândia. Pós-graduação "Training of Trainers - Pedagogical Development Programme in University Pedagogy" pela Tampere University Finlândia. Atualmente é professor (PRAU) na graduação da Universidade São Judas Tadeu SP. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produto, Programação Visual e Videografia, atuando principalmente nas seguintes áreas: projeto de produto, identidade visual, design editorial e merchandising no ponto de venda. Possui larga experiência também em cinema, computação gráfica, animação e vinhetas de abertura. Autor do livro "A natureza no processo de Design e no desenvolvimento do projeto". Coordenador do laboratório de inovação e empreendedorismo da USJT. Pesquisador na área de Biomimética.

  • Carlos Quedas Campoy, Universidade São Judas Tadeu

    Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2020-). Mestre (2015) e Bacharel (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Instituição. Teaching and Learning in Higher Education University of Tampere, UTA, Finlândia (2018). Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (2005). Parecerista Ad Hoc da revista eletrônica acadêmica arq.urb. Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu, regime horista. Atua na Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Interiores. Tem experiência em Informática Aplicada (2D, 3D, Parametrização. Visual Scripting e BIM) e área de pesquisa Arquitetura e cidade: Representações (tratados e manifestos) e Patrimônio cultural, ambiente e representação. Google Certified Educator L1 e L2.

  • Franklin Roberto Ferreira de Paula, Universidade São Judas Tadeu

    Doutorando (2020-) pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu na área de concentração Gestão, Cultura e Qualidade de Vida em Áreas Metropolitanas. Sob orientação da professora Dra. Maria Isabel Imbronito, desenvolve a pesquisa intitulada O lugar do edifício escolar público na construção da comunidade: as escolas inseridas nos conjuntos habitacionais da CDHU na zona leste de São Paulo. Mestre (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu na área de concentração em Percepção, Representação e Produção do espaço habitado. Arquiteto e Urbanista (2009) formado pela Faculdade de Letras, Artes, Comunicação Social e Ciências da Educação da Universidade São Judas Tadeu (LACCE-USJT). . Professor titular no Centro Universitário ENIAC (2017-atual) e na Universidade Anhanguera (2013-14, 2020-atual). . Possui experiência em projeto de arquitetura e acompanhamento de obra de pequeno porte.

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Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Ramos, F. G. V. ., Ribeiro, C. E. D. ., Campoy, C. Q. ., & Paula, F. R. F. de . (2023). Reflexões sobre a construção histórica do conceito de espaço: uma aproximação. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21, 1-18. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.187844