O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem

Autores

  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta USP; Escola de Enfermagem; ENC
  • Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz USP; Escola de Enfermagem; ENC
  • Thelma Leite de Araujo USP; Escola de Enfermagem; ENC
  • Kazuko Uchikawa Graziano USP; Escola de Enfermagem; ENC
  • Miako Kimura USP; Escola de Enfermagem; ENC
  • Ana Maria Kazue Miyadahira USP; Escola de Enfermagem; ENC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200006

Palavras-chave:

avaliação, diagnóstico de enfermagem, ensino

Resumo

O levantamento de dados e o alicerce no qual se fundamenta o cuidado de enfermagem. Na atividade profissional do enfermeiro não está claramente delimitado e nem há consenso sobre quais sejam as entidades clínicas, problemas ou fenômenos que se quer atender. Isso leva a dificuldades em definir quais dados coletar. Esta indefinição está presente no ensino da avaliação do paciente. Acreditando que a determinação dos fenômenos a serem privilegiados direcionam o tipo de dado a ser coletado, as autoras propõem o diagnóstico de enfermagem como estrutura referencial para a coleta de dados do paciente.

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Publicado

1993-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino da avaliação do paciente: delineamento do conteúdo pelo diagnóstico de enfermagem. (1993). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 1(2), 69-76. https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200006