A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença

Autores

  • Lenilde Duarte de Sá Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Pedro Fredemir Palha Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Tereza Cristina Scatena Villa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000300007

Palavras-chave:

literatura, saúde pública, ensino

Resumo

Este "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG).

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Publicado

1998-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(3), 55-60. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000300007