Contribuição das disciplinas da organização de aprendizagem ao processo de parceria docente-assistencial na enfermagem

Autores

  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Clarice Aparecida Ferraz Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200008

Palavras-chave:

enfermagem, desenvolvimento de recursos humanos, aprendizagem

Resumo

As rápidas mudanças que têm ocorrido nas sociedades têm afetado o cotidiano das organizações que, por sua vez, precisam equipar-se e adaptar-se para corresponderem a essa necessidade. Neste sentido, as primeiras iniciativas tomadas foram relacionadas à busca de transformação na estrutura organizacional e no modelo de gestão empregado, tendo em vista a formação de equipes de trabalho, intercâmbio e partilhamento de informações. O propósito deste trabalho é apontar as cinco disciplinas da organização de aprendizagem propostas por SENGE (1990) como referência passível de contribuição ao processo de parceria docente- assistencial na Enfermagem. As autoras acreditam que o desenvolvimento e o aprendizado contínuo de tais disciplinas pelos enfermeiros poderão propiciar a sedimentação desta parceria entre as instituições acadêmicas e assistenciais de enfermagem.

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Publicado

2000-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Contribuição das disciplinas da organização de aprendizagem ao processo de parceria docente-assistencial na enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(2), 47-52. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200008