Clientela com alterações cardíacas: perfil diagnóstico elaborado por alunos de enfermagem

Autores

  • Maria Márcia Bachion Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Eugênia Velludo Veiga Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000200007

Palavras-chave:

diagnóstico de enfermagem, ensino, alterações cardíacas

Resumo

No presente estudo buscaram-se os padrões de respostas humanas e as categorias diagnósticas identificadas por 16 alunos de graduação em enfermagem junto a 22 pacientes portadores de alterações cardíacas, internados em um hospital escola. Foram encontrados 77 diagnósticos de enfermagem (D.E.), sendo 72,7% do padrão TROCAR, 10,3% do padrão CONHECER, 7,7% do padrão MOVER, 6,4% do padrão SENTIR e 2,5% do padrão RELACIONAR. As categorias diagnósticas encontradas com maior freqüência foram: Déficit de Conhecimento (9%); Débito Cardíaco Diminuído (7,7%); Excesso de Volume de Líquido (6,4%); Alteração na nutrição para menos que o corpo necessita (6,4%) e Potencial para Infecção (5,1%).

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Publicado

1995-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Clientela com alterações cardíacas: perfil diagnóstico elaborado por alunos de enfermagem. (1995). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 3(2), 83-92. https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000200007