Estratégia política e crescimento dos grupos empresariais

Autores

  • Marina Amado Bahia Gama Fundação Getulio Vargas
  • Rodrigo Bandeira-de-Mello Girard School of Business; Merrimack College
  • Juliano Danilo Spuldaro Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.06.001

Palavras-chave:

Grupos empresariais, Estratégia política, Diversificação

Resumo

Como as interações entre as firmas e governo afetam as decisões de crescimento dos business groups? Evidências empíricas existentes não explicam como as estratégias políticas afetam a expansão ou diversificação dos business groups. A principal contribuição é discutir as condições que afetam o crescimento dos business groups. Para responder isso foi realizado um estudo de campo em profundidade em seis grupos empresariais e foi analisado 17 exemplos de crescimento desses seis business groups. Quatro categorias emergiram a partir das entrevistas com diretores e presidentes e 480 fontes de dados secundários (categorias: origem de crescimento, relacionamento histórico, escopo do business group e estratégia política específica). Foi aplicado o método QCA para testar as categorias como sendo condições para o crescimento. Descobrimos que ter uma relação histórica entre o grupo empresarial e o governo é uma condição necessária, mas não suficiente para o crescimento grupo empresarial por meio da diversificação. Para prever a diversificação, a relação histórica deve ser somada com o interesse político governamental ou com o uso de um ou uma combinação de táticas políticas específicas da firma. Não foi encontrado nenhum conjunto de variáveis que possa explicar plenamente o crescimento via expansão.

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais