Microempresários são empreendedores? Explorando perfis comportamentais de gestores de pequenas empresas na região metropolitana de São Paulo

Autores

  • Roberto Coda Faculdade Campo Limpo Paulista
  • Patrícia Viveiros de Castro Krakauer Faculdade Campo Limpo Paulista
  • Davi de França Berne Faculdade Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.011

Palavras-chave:

Perfis comportamentais, Micro e pequenas empresas, Empreendedorismo

Resumo

Na pesquisa aqui relatada buscou-se identificar os estilos comportamentais dos profissionais que exercem funções de comando junto a micro e pequenas empresas. Utilizou-se o diagnóstico M.A.R.E que analisa orientações motivacionais adaptadas para o contexto de organizações brasileiras. Trata-se de uma pesquisa quantitativa envolvendo 407 gestores de microempresas da região metropolitana oeste da cidade de São Paulo (SP). Foi realizada uma análise comparativa da amostra de micro e pequenos empresários com os resultados da amostra brasileira coletada em estudos anteriores. A análise dos resultados apontou que os microempresários estão significativamente mais voltados para as orientações Empreendedora e Analítica, sendo predominantemente pertencentes aos perfis Produtor, Competidor, Realizador, Facilitador, Monitor e Regulador, indicando que o esforço do desenvolvimento comportamental de microempresários acha-se atrelado a um maior foco no mercado e na garantia de recursos, melhoria dos padrões de planejamento e organização de suas empresas, além de se conscientizarem a respeito da imperativa necessidade de inovar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais