Implicações do Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento na Geração de Valor: um Estudo na Indústria de Óleo e Gás

Autores

  • Roberto George Godinho da Costa Universidade do Grande Rio
  • José Francisco de Carvalho Rezende IBMEC Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.11.001

Palavras-chave:

Estratégia, Gestão do Conhecimento, Criação de Valor, Capital Intelectual

Resumo

A pesquisa explora e descreve se e como os padrões de criação de valor de uma corporação estatal brasileira da indústria de óleo e gás refletem a percepção dos sujeitos sobre o Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento. O procedimento adota dados obtidos por meio de pesquisa aplicada aos Trabalhadores do Conhecimento — funcionários designados como consultores internos — na Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) e a operacionalização usa estatísticas paramétricas e não-paramétricas e análises multivariadas. Os resultados indicaram que os sujeitos identificam o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento de três pontos de vista diferentes, com reflexos na percepção sobre a criação de valor corporativo: o perfil equilibrado — criação corporativa de valor superior —; o perfil ajustado — criação de valor moderado — e o desalinhado — criação de valor insatisfatório.

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais