Novos cenários de ensino: a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde

Autores

  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Regina Célia Fiorati Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p257-264

Palavras-chave:

Cenários de Ensino. Profissões de Saúde. Ensino/Comunidade. Sistemas de Saúde. Serviços de Integração Docente Assistencial. Política de Saúde. Aspectos Históricos. Responsabilidade Social.

Resumo

A necessidade de ampliar os cenários de ensino para a formação de profissionais da saúde emergiu a partir da segunda metade do século passado, do processo histórico que resultou em mudanças tanto na organização dos sistemas de saúde de diversos países, quanto na forma de pensar o ensino e a formação de profissionais para atuar na atenção à saúde. Este artigo tem os objetivos de apresentar alguns resultados de discussões ocorridas em conferências e reuniões, nas áreas de Saúde e de Educação; os aspectos sociais, políticos e administrativos da assistência a saúde; as ações conjuntas dos Ministérios da Saúde e da Educação no Brasil para consolidação das políticas de formação de recursos humanos. Pontos de destaque na compreensão da emergência de novos cenários de ensino para profissionais da saúde remetem à adequação de currículos às necessidades sociais e de saúde dos países e regiões; à aproximação ensino-serviço na formação dos profissionais de saúde; à intersetorialidade e à multidisciplinaridade, além do reconhecimento da pertinência do ensino na comunidade para a aquisição de conhecimento, competências e habilidades. As autoras comentam, ainda, sobre barreiras para o desenvolvimento do ensino na comunidade, tanto da parte de membros da universidade quanto dos serviços de saúde, e sobre a importância do “novo cenário” de ensinagem para a integração das atividades-fim da Universidade e para o desempenho do papel social das Escolas das Profissões da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente. Departamento de Cirurgia Cabeça e Pescoço, Oftalmologia e Otorrinolaringologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Regina Célia Fiorati, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Panúncio-Pinto MP, Rodrigues M de LV, Fiorati RC. Novos cenários de ensino: a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 20 de janeiro de 2022];48(3):257-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104316

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>