Novos cenários de ensino: a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde

Autores

  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Regina Célia Fiorati Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p257-264

Palavras-chave:

Cenários de Ensino. Profissões de Saúde. Ensino/Comunidade. Sistemas de Saúde. Serviços de Integração Docente Assistencial. Política de Saúde. Aspectos Históricos. Responsabilidade Social.

Resumo

A necessidade de ampliar os cenários de ensino para a formação de profissionais da saúde emergiu a partir da segunda metade do século passado, do processo histórico que resultou em mudanças tanto na organização dos sistemas de saúde de diversos países, quanto na forma de pensar o ensino e a formação de profissionais para atuar na atenção à saúde. Este artigo tem os objetivos de apresentar alguns resultados de discussões ocorridas em conferências e reuniões, nas áreas de Saúde e de Educação; os aspectos sociais, políticos e administrativos da assistência a saúde; as ações conjuntas dos Ministérios da Saúde e da Educação no Brasil para consolidação das políticas de formação de recursos humanos. Pontos de destaque na compreensão da emergência de novos cenários de ensino para profissionais da saúde remetem à adequação de currículos às necessidades sociais e de saúde dos países e regiões; à aproximação ensino-serviço na formação dos profissionais de saúde; à intersetorialidade e à multidisciplinaridade, além do reconhecimento da pertinência do ensino na comunidade para a aquisição de conhecimento, competências e habilidades. As autoras comentam, ainda, sobre barreiras para o desenvolvimento do ensino na comunidade, tanto da parte de membros da universidade quanto dos serviços de saúde, e sobre a importância do “novo cenário” de ensinagem para a integração das atividades-fim da Universidade e para o desempenho do papel social das Escolas das Profissões da Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Docente. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Docente. Departamento de Cirurgia Cabeça e Pescoço, Oftalmologia e Otorrinolaringologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Regina Célia Fiorati, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Docente. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Novos cenários de ensino: a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];48(3):257-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104316