Capacidade de exercício e função pulmonar de escolares com história de displasia broncopulmonar: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i5p501-511Palavras-chave:
Displasia Broncopulmonar. Doenças Pulmonares. Testes de Função Respiratória. Tolerância ao Exercício. Criança. AdolescenteResumo
Introdução: a displasia broncopulmonar (DBP) é uma doença respiratória crônica decorrente da necessidade de oxigênio e/ou ventilação mecânica no período neonatal. A lesão pulmonar decorrente da DBP pode levar a alterações na função pulmonar, com limitação do fluxo e aumento da resistência das vias aéreas, que perduram durante a infância e adolescência. Objetivo: realizar uma revisão sistemática de estudos que avaliaram a função pulmonar e a capacidade de exercício de escolares com DBP. Método: realizadas buscas sistematizadas em três bases de dados eletrônicas SciELO, PEDro e MEDLINE via Ovid, sendo selecionados artigos publicados até janeiro de 2014 que avaliaram tanto a função pulmonar como a capacidade de exercício em escolares com DBP. Resultados: através das estratégias de busca foram encontrados 376 títulos relacionados ao tema. Após análise dos critérios de inclusão, apenas cinco trabalhos foram selecionados para compor amostra final. Conclusões: crianças com história de DBP apresentam variável obstrução ao fluxo aéreo em idade escolar e podem atingir menores valores de consumo máximo de oxigênio, volume minuto e volume corrente durante o exercicio. Ainda assim, a função pulmonar parece não influenciar a capacidade de exercício nesta populaçãoDownloads
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Publicado
2015-10-21
Edição
Seção
Artigo de Revisão
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Como Citar
1.
Scalco JC, Medeiros DL de, Schivinski CIS. Capacidade de exercício e função pulmonar de escolares com história de displasia broncopulmonar: revisão sistemática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 21º de outubro de 2015 [citado 10º de dezembro de 2024];48(5):501-1. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/112601