Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras

Autores

  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica
  • Leonardo Araujo Soriano Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Jayter Silva de Paula Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p369-373

Palavras-chave:

Educação Médica. Tutor. Aprendizado

Resumo

A Educação Tutorial teve suas origens relacionadas ao aprendizado de funções industriais na década de 1970 e foi introduzida na formação médica ao final da década de 1990. Inicialmente, sua inserção nas escolas médicas era incipiente e não constituia parte do do currículo formal ou das diretrizes institucionais. Esses fatos propiciaram diversas adaptações e o seu distanciamento dos objetivos originais, sendo considerada muitas vezes como iniciação científica ou atividade de apoio emocional ao estudante. Esse artigo discute os problemas relacionados a sua identidade e estabelecimento no ambiente de ensino médico e propõe uma definição relacionada a suas raízes. Foram ressaltadas ainda as dificuldades de avaliação da eficácia do processo e de formação de tutores, que se associa em parte à falta de referências que determinem as habilidades esperadas nesta função. Também são discutidas as necessidades e potencialidades da Educação Tutorial focada na área médica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

Professor Associado, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Leonardo Araujo Soriano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Graduando em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Jayter Silva de Paula, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Professor Associado, Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, FMRP-USP

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

1.
Pazin-Filho A, Soriano LA, Paula JS de. Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11 de novembro de 2016 [citado 2 de outubro de 2022];49(4):369-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/122730

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>