Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras

Autores

  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica
  • Leonardo Araujo Soriano Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Jayter Silva de Paula Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p369-373

Palavras-chave:

Educação Médica. Tutor. Aprendizado

Resumo

A Educação Tutorial teve suas origens relacionadas ao aprendizado de funções industriais na década de 1970 e foi introduzida na formação médica ao final da década de 1990. Inicialmente, sua inserção nas escolas médicas era incipiente e não constituia parte do do currículo formal ou das diretrizes institucionais. Esses fatos propiciaram diversas adaptações e o seu distanciamento dos objetivos originais, sendo considerada muitas vezes como iniciação científica ou atividade de apoio emocional ao estudante. Esse artigo discute os problemas relacionados a sua identidade e estabelecimento no ambiente de ensino médico e propõe uma definição relacionada a suas raízes. Foram ressaltadas ainda as dificuldades de avaliação da eficácia do processo e de formação de tutores, que se associa em parte à falta de referências que determinem as habilidades esperadas nesta função. Também são discutidas as necessidades e potencialidades da Educação Tutorial focada na área médica

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica
    Professor Associado, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Leonardo Araujo Soriano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Jayter Silva de Paula, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
    Professor Associado, Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, FMRP-USP

Downloads

Publicado

2016-11-11

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Pazin-Filho A, Soriano LA, Paula JS de. Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de novembro de 2016 [citado 17º de abril de 2024];49(4):369-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/122730