Associação entre autoeficácia e variáveis sociodemográficas e clínicas em pacientes com Diabetes Mellitus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v51i2p112-120

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Autoeficácia, Estudos Transversais, Enfermagem

Resumo

Modelo do estudo: Foi conduzido um estudo transversal. Objetivo: verificar a associação entre autoeficácia e variáveis sociodemográficas e clínicas em pacientes com diabetes mellitus. Métodos: A amostra foi composta por 111 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 em uso de insulina em unidade básica de saúde e em ambulatório de hospital universitário da região sudeste do Estado de São Paulo, Brasil. Os dados sociodemográficos foram coletados usando questionário validado e os dados clínicos foram obtidos dos prontuários do hospital e da unidade básica de saúde. A medida da autoeficácia foi obtida por meio da aplicação da Insulin Management Diabetes Self-Efficacy Scale – IMDSES. Para verificar a associação entre as variáveis sociodemográficas / clínicas e a autoeficácia foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: A autoeficácia foi associada à escolaridade, presença de comorbidades e complicações do DM, como doença arterial coronária, obesidade, doença arterial periférica e neuropatia periférica. Conclusão: Os achados subsidiam o delineamento de intervenções para otimizar a autoeficácia em pacientes com diabetes mellitus em uso de insulina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Aparecida do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

Registered Nurse (RN), Ph.D Universidade de Campinas, Faculdade de Enfermagem

Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

RN, Ph.D. Universidade de Campinas, Faculdade de Enfermagem

Danilo Donizetti Trevisan, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

RN, PhD, Professor. Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus de Divinópolis

Maria Helena de Melo Lima, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

RN, PhD, Professor; Universidade de Campinas, Faculdade de Enfermagem

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

1.
Nascimento RA do, Pedrosa RB dos S, Trevisan DD, Lima MH de M, São-joão TM, Rodrigues RCM. Associação entre autoeficácia e variáveis sociodemográficas e clínicas em pacientes com Diabetes Mellitus. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 22 de novembro de 2018 [citado 27 de outubro de 2021];51(2):112-20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/152010

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)