Oficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar na formação do nutricionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.194043

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Culinária, Práticas interdisciplinares , Ensino, Estudantes de ciências da saúde

Resumo

Os objetivos deste estudo foram relatar a experiência da utilização de oficinas culinárias como estratégia didático-pedagógica na disciplina de educação nutricional, e analisar as percepções dos estudantes quanto à interdisciplinaridade e aplicabilidade na atuação profissional, pela análise de conteúdo temática. Este é um relato de experiência da utilização de oficinas culinárias durante a disciplina de Educação Nutricional no curso de nutrição de uma universidade pública. Foram quantificados os tipos de receitas selecionadas e seus respectivos princípios dietéticos e/ou dietoterápicos. Identificamos que 80% das receitas selecionadas priorizavam o conteúdo de nutrientes dos ingredientes como princípio dietético/dietoterápico e somente 20% consideraram aspectos sensoriais e culturais. Na análise qualitativa, foram identificados três eixos temáticos: (1) O olhar do estudante sobre a oficina culinária; (2) O aprendizado da oficina culinária para sua prática profissional; (3) A racionalização da alimentação. A oficina foi considerada uma experiência inovadora e enriquecedora para a formação acadêmica, principalmente pela interdisciplinaridade. Conclui-se que o uso de oficinas culinárias como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar nos cursos de Nutrição pode trazer benefícios na formação dos futuros nutricionistas.

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Biografia do Autor

Bruna Paes Lemes Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, (MG), Brasil.

Residente Multiprofissional em Nutrição na Atenção à Nutrição Clínica

Camila Cremonezi Japur, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Doutora em Ciências Médicas

Ana Flávia de Sousa Silva, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Doutoranda

Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, (MG), Brasil

Doutora em Ciências da Saúde

Ana Elisa Madalena Rinaldi, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, (MG), Brasil

Doutora em Nutrição em Saúde Pública

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

1.
Freitas BPL, Japur CC, Silva AF de S, Penaforte FR de O, Rinaldi AEM. Oficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar na formação do nutricionista. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 14 de abril de 2023 [citado 4 de outubro de 2023];56(1):e-194043. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/194043

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde
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