Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195900

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Educação em Saúde

Resumo

O Brasil vem empreendendo esforços para garantir a implementação da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) em seus processos de reorientação da formação e do trabalho em saúde. Muitos deles são resultados do acúmulo histórico das políticas públicas do país, mas também representam desdobramentos de recentes chamadas realizadas por organismos internacionais de saúde. Sobre isso, a partir do ano de 2017, motivado pela agenda proposta pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)(1), o Ministério da Saúde do Brasil priorizou a inclusão da pauta da EIP em suas políticas e programas de Educação em Saúde. De forma imediata, promoveu
articulações com o Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior....

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Pan American Health Organization (PAHO). Interprofessional Education in Health Care: Improving Human Resource Capacity to Achieve Universal Health. Report of the Meeting. (2017). Washington, D.C.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde (2018). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Ministério da Saúde.

Silva, F. A. M., Cassiani, S. H. D. B., & Freire Filho, J. R. (2018). A Educação Interprofissional em saúde na Região das Américas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 26, 3013.

Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. PET-Saúde divulga resultado dos projetos selecionados [Internet]. Out. 2018 [acesso em 25 nov. 2021]. Brasília; 2018Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sgtes/44588-pet-saude-divulga-resultado-final-dos-projetos-selecionados

Freire, J. R., Silva, C. B. G., Costa, M. V. D., & Forster, A. C. (2019). Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, 43, 86-96. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S107

Forster et al. (2021). The experience of PET-Saúde/Interprofessionality Program at the University of Sao Paulo-Brazil. Disponível em Interprofessional Education and Collaborative Practice - International Approaches at Micro, Meso and Macro Levels - Joosten-Hagya & Khalili. (2021).

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

1.
Forster AC, Freire Filho JR. Editorial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];55(2):e-195900. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/195900