A educação interprofissional como estratégia de reorientação do modelo de atenção e de saúde no Brasil: contribuições do PET-Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195982

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Atenção à Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Nos últimos 20 anos as instituições formadoras brasileiras foram convocadas mais intensamente a participarem de iniciativas para as mudanças na qualificação do profissional de saúde, com vistas a promoverem maior preparo para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais recentemente, no ano de 2018, o Ministério da Saúde lançou a nona edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) com foco na interprofissionalidade. O PET-Saúde/Interprofissionalidade se beneficiou de influências das iniciativas históricas das mudanças no modelo de formação do Brasil. A abordagem interprofissional ganhou maior robustez no âmbito das instituições formadoras e na rede de atenção à saúde a partir desta edição do programa, o que evidenciou a necessidade de investimentos em outras áreas, como a formação de professores, o desenvolvimento da comunicação efetiva entre os profissionais e o maior estímulo ao ensino em comunidade de prática. Este trabalho expõe importantes avanços do Brasil no tema da Educação Interprofissonal (EIP) como estratégia de reorientação de seu modelo de atenção e de saúde. Por outro lado, sinaliza que é preciso estabelecer profundas mudanças na formação e na atenção à saúde, de modo a garantir que o PET-Saúde alcance seus propósitos, oportunizando refletir que para pensar o trabalho, conforme as reais necessidades em saúde, é preciso pensar na formação, igualmente tão necessária. Conclui-se que o PET- Saúde/Interprofissionalidade é um possível caminho para reorientar o modelo de formação e de trabalho em saúde no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde (2018). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Ministério da Saúde.

Cyrino, E. G., Pinto, H. A., de Oliveira, F. P., de Figueiredo, A. M., Domingues, S. M., & Parreira, C. M. D. S. F. (2015). Há pesquisa sobre ensino na saúde no Brasil?. ABCS Health Sciences, 40(3).

Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. PET-Saúde divulga resultado dos projetos selecionados [Internet]. Out. 2018 [acesso em 25 nov. 2021]. Brasília; 2018. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sgtes/44588-pet-saude-divulga-resultado-final-dos-projetos selecionados

Barr, H., Koppel, I., Reeves, S., Hammick, M., & Freeth, D. (2005). Effective interprofessional education: arguments, assumption & evidence [Internet].

Escalda, P., & Parreira, C. M. D. S. F. (2018). Dimensões do trabalho interprofissional e práticas colaborativas desenvolvidas em uma unidade básica de saúde, por equipe de Saúde da Família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 22, 1717-1727.

Parreira, C. M. D. S. F., Cyrino, A. D. P. P., & Escalda, P. M. F. (2016). Educação interprofissional e os desafios para a formação docente em saúde: o caso da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília. Revista Criar Educação.

Parreira, C. M. D. S. F., Agreli, H. F., da Silva, J. A. M., Freire Filho, J. R., da Costa, M. V., Batista, N. A., ... & Batista, S. H. (2017). Educación interprofesional en Brasil. MANUAL DE EDUCACIÓN INTERPROFESIONAL SANITARIA.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

1.
Parreira CM de SF. A educação interprofissional como estratégia de reorientação do modelo de atenção e de saúde no Brasil: contribuições do PET-Saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 26º de abril de 2024];55(2):e-195982. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/195982