Experiência exitosa na implantação de projeto piloto de Farmácia Viva em Araraquara-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.212703

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Medicamento fitoterápico, Plantas medicinais, Educação em saúde

Resumo

O Programa Farmácia Viva (FV) foi planejado com o objetivo de produzir fitoterápicos de qualidade com garantia de segurança e eficácia a partir de plantas medicinais validadas, buscando oferecer uma opção terapêutica, além de desenvolver trabalhos educativos sobre o uso correto de plantas medicinais. Este artigo tem por objetivo descrever a implantação de projeto piloto de FV na Unidade de Saúde da Família (USF) de Araraquara, com a finalidade de oferecer a fitoterapia como recurso terapêutico, promovendo o uso racional de plantas medicinais na Atenção Primária à Saúde (APS), resgatando o saber popular e baseado no conhecimento científico. Foi realizado um levantamento das principais doenças que acometem a população local e, a partir daí, foram selecionadas as plantas medicinais do projeto. Posteriormente iniciou-se o preparo do terreno para cultivo das mudas. Concomitantemente, foram realizadas rodas de conversa, cursos e oficinas com a comunidade e a equipe de saúde da USF sobre preparo de mudas e uso racional de plantas medicinais. Os resultados mostraram que ansiedade, problemas respiratórios, gástricos e inflamação são as patologias que mais acometem a população local. As seguintes espécies foram selecionadas para serem cultivadas: Curcuma longa (cúrcuma), Cymbopogon citratus (capim limão), Lippia alba (lípia), Maytenus ilicifolia (espinheira santa), Mikania glomerata (guaco) e Plectrantus barbatus (boldo nacional), seguindo o Formulário Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. As rodas de conversa, oficinas e cursos possibilitaram à comunidade e equipe de saúde local o acesso às informações científicas, em linguagem simples, valorizando trocas de experiências, descrevendo as plantas medicinais, suas propriedades terapêuticas, forma de preparo, dosagem e contraindicações. As oficinas de chá permitiram aos participantes resgatar a memória afetiva da família, fator importante para o sucesso do projeto FV. A FV é um projeto social que tem demonstrado resgatar a autoestima da comunidade e a capacidade de orientar o uso racional de plantas medicinais, valorizando a fitoterapia como recurso terapêutico de escolha no sistema de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Regina Duarte Moreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas

    Doutora em Ciências Farmacêuticas

  • Matheus do Nascimento Baldo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas

    Aluno de Graduação em Farmácia

  • Maria Eduarda Senna Pierri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas

    Aluno de Graduação em Farmácia

  • Caio Geanfrancesco, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas

    Aluno de Graduação em Farmácia

  • Ana Luiza Mamede Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas

    Aluno de Graduação em Farmácia

  • José Ricardo Soares de Oliveira, Universidade de Araraquara, Araraquara, (SP), Brasil.

    Doutor em Ciências Farmacêuticas

  • Érica Tomé da Silva, Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, (SP), Brasil

    Doutora em Agronomia

  • Luciano Roberto Fagnani, Prefeitura Municipal de Araraquara, Araraquara, (SP), Brasil

    Especialista em Manejo de Solos Tropicais

  • Erick Vinicius Bertolini, Prefeitura Municipal de Araraquara, Araraquara, (SP), Brasil

    Doutor em Agronomia

  • Silvani da Silva, Prefeitura Municipal de Araraquara, Araraquara, (SP), Brasil

    Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

  • Ana Maria Quílez Guerrero, Universidad de Sevilla. Facultad de Farmacia. Departamento de Farmacología, Sevilla, España.

    Doutora em Farmácia

Referências

OMS. Organización Mundial de la Salud 2004. https://www.who.int/mediacentre/news/releases/2004/pr44/es/

Matos FJA. Farmácias vivas. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 1998.

Matos, FJA. Farmácias vivas: sistema de utilização de plantas medicinais projetado para pequenas comunidades. 2002;4ed, 267 p.

Brasil, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 886, de 20 de abril de 2010 institui, no âmbito do SUS, a Farmácia Viva, 2010. BRASIL, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Cosendey MAE, Zepeda Bermudez, Jorge Antonio; Reis, André Luís de Almeida dos; Silva, Hayne Felipe da; Oliveira, Maria Auxiliadora; Luiza, Vera Lúcia.Assistência farmacêutica na atenção básica de saúde: a experiência de três estados brasileiros. Cad Saúde Pública. 2000;16(1):171-82.

Viana AL, Heimann LS, De Lima LD, De Oliveira RG, Rodrigues SH. Significant changes in the health system decentralization process in Brazil. Cad Saude Publica. 2002;18:139-51.

Vianna ALD, Dal Poz MR. A reforma do sistema de saúde no Brasil e o Programa Saúde da Família. Rev Saúde Coletiva. 1998; 8:11-48.

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC-SUS. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência. Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b. 60p.

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Ogava SEN, Pinto MTC, Kikuchi T, Menegueti VAF, Martins DBC, Coelho SAD, Marques MJNJ, Virmond JCS, Monteschio P, D’aquino M, Marques LC. Implantação do programa de fitoterapia "Verde Vida" na secretaria de saúde de Maringá. Rev Bras Farmacogn. 2003;13(1):58-62.

Michilis E. Diagnóstico situacional dos serviços de fitoterapia no Estado do Rio de Janeiro. Rev Bras Farmacogn. 2004;14(1):16-9.

Malta Jr A, Diniz MFFM, Oliveira RAG. Das plantas medicinais aos fitoterápicos – Abordagem multidisciplinar. João Pessoa: PET- FARMÁCIA/CAPES/UFPB, 1999.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.126p

Freire P. Pedagogia do oprimido.49a ed. Rio de Janeiro: Paz eTerra; 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007.160 p.: il. color. - (Série B. Textos Básicos de Saúde.

Freire P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, 165P.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.190 p.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Edição

Seção

Gestão em Organizações de Saúde

Como Citar

1.
Moreira RRD, Baldo M do N, Pierri MES, Geanfrancesco C, Leite ALM, Oliveira JRS de, et al. Experiência exitosa na implantação de projeto piloto de Farmácia Viva em Araraquara-SP. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 12º de setembro de 2023 [citado 30º de abril de 2024];56(2):e-212703. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/212703