PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DE ALTO NÍVEL SÓCIOECONÔMICO DA CIDADE DE ARACAJU-SE

Autores

  • Diego A. S. Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v41i2p177-181

Palavras-chave:

Obesidade. Pré-escolar. Estudos Transversais. Classe Social. Saúde da Criança.

Resumo

Modelo de Estudo: Estudo de Prevalência. O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade em pré-escolares de alto nível socioeconô-mico da cidade de Aracaju-Sergipe, Brasil, medido de forma direta. Métodos: 243 crianças, sendo 51% do sexo feminino de 3,5 a 5,5 anos de idade de alto nível socioeconômico, segundo critérios da Associação Nacional de Empresa de Pesquisa, foram avaliadas quanto ao peso e a estatura, para se calcular o IMC e classificá-las em normal, sobrepeso ou obesidade de acordo com os critérios de Cole et al. Resultados: Na amostra estudada a prevalência de sobrepeso foi de 16% e a obesidade de 7,9%, sendo que não houve diferenças significativas na prevalência de sobrepeso e obesidade entre meninos e meninas (p > 0,05). Não houve também diferenças entre os grupos de idade para cada sexo (p > 0,05). Conclusão: O sobrepeso e a obesidade se fizeram presentes em uma amostra de crianças de 3,5 a 5,5 anos de idade de alto poder aquisitivo da cidade de Aracaju-SE. 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego A. S. Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrando em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física de Sergipe.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Silva DAS. PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DE ALTO NÍVEL SÓCIOECONÔMICO DA CIDADE DE ARACAJU-SE. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2008 [citado 13º de abril de 2024];41(2):177-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/264