CÉLULAS MASTÓIDEAS: REVISÃO ANATOMOFUNCIONAL

Autores

  • Patricia T. Tavano Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - FE/USP
  • Valdemir R. Pereira Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v41i4p491-496

Palavras-chave:

Osso Temporal. Processo Mastóide. Células Mastóideas. Anatomia.

Resumo

Modelo do estudo: revisão bibliográfica. Objetivo(s) do estudo: ampliar os conhecimentos sobre o desenvolvimento e pneumatização do osso temporal, bem como compreender a distribuição pelo osso das células mastóideas com suas características etárias e sexuais. Metodologia: revisão bibliográfica baseada nos principais indexadores científicos (PUBLIMED, MEDLINE, BIREME, SCIELO) com recorte de publicações dos últimos 20 anos e com suporte das descrições consagradas dos tratados sobre Anatomia Humana. Conclusões: o desenvolvimento das células mastóideas inicia-se intra-útero e geralmente é completado durante os cinco primeiros anos de vida, podendo continuar até a segunda década. Pode ser influenciado por diversos fatores que causam variações na pneumatização final do adulto, entre eles os mais primordiais são os comprometimentos patológicos da orelha média durante a infância, os fatores ambientais e o código genético individual. É pouco expressiva a diferença sexual e as assimetrias bilaterais entre os grupos, sendo a quantificação volumétrica um dado de difícil obtenção. A concentração das cavidades é maior no processo mastóide, mas comumente estende-se ao ápice petroso. O conhecimento real da pneumatização, distribuição e variáveis das células mastóideas ainda não atingiu um estágio final, necessitando de mais estudos com metodologia única e cortes maiores para que acordos possam ser alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia T. Tavano, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - FE/USP

 

Mestranda em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Especialista em Diagnóstico por Imagem: ênfase anatômica – Centro Universitário São Camilo/SP. Docente em Anatomia Humana e Anatomia Aplicada, Faculdade Comunitária de Taubaté - Anhanguera Educacional.

 

Valdemir R. Pereira, Centro Universitário São Camilo

Mestre em Morfologia, Universidade Federal de São Paulo -  UNIFESP/SP. Docente em Anatomia Humana e Anatomia em Imagens dos cursos de Graduação e Pós graduação do Centro Universitário São Camilo.

 

 

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

1.
Tavano PT, Pereira VR. CÉLULAS MASTÓIDEAS: REVISÃO ANATOMOFUNCIONAL. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2008 [citado 13 de agosto de 2022];41(4):491-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/292

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share