ANÁLISE QUALITATIVA DA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS POR ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP – USP

Autores

  • Antonio Pazin Filho Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Sandro Scarpelini Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • André Schmidt Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p51-62

Palavras-chave:

Aula Teórica, elaboração. Interação, técnicas. Educação Médica.

Resumo

A experiência didática adquirida com a elaboração e apresentação de aulas teóricas por alunos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo é apresentada e analisada por metodologia qualitativa de análise de conteúdo (técnica de grupo focal). Observou-se comportamento evolutivo na elaboração do conteúdo da aula, que se reflete no comportamento do palestrante no momento de interação com a platéia, abrindo a possibilidade de se utilizar estas respostas como parâmetro para determinar o tipo de necessidade de cada aluno. Apenas os alunos que atingiram fases mais avançadas de elaboração apresentaram auto-percepção, percepção das respostas da platéia e esboçaram intervenções para ampliar a absorção do conteúdo. Embora exista um grande interesse no aprendizado de recursos audio-visuais, as vantagens de ilustração e seqüência oferecidas pela ferramenta não são compreendidas ou utilizadas com propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Pazin Filho, Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Docente. Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Sandro Scarpelini, Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Docente. Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

André Schmidt, Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Docente. Departamento de Clinica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-03-30

Como Citar

1.
Pazin Filho A, Scarpelini S, Schmidt A. ANÁLISE QUALITATIVA DA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS POR ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP – USP. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 2007 [citado 30 de janeiro de 2023];40(1):51-62. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/303

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>