ANÁLISE QUALITATIVA DA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS POR ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP – USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p51-62Palavras-chave:
Aula Teórica, elaboração. Interação, técnicas. Educação Médica.Resumo
A experiência didática adquirida com a elaboração e apresentação de aulas teóricas por alunos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo é apresentada e analisada por metodologia qualitativa de análise de conteúdo (técnica de grupo focal). Observou-se comportamento evolutivo na elaboração do conteúdo da aula, que se reflete no comportamento do palestrante no momento de interação com a platéia, abrindo a possibilidade de se utilizar estas respostas como parâmetro para determinar o tipo de necessidade de cada aluno. Apenas os alunos que atingiram fases mais avançadas de elaboração apresentaram auto-percepção, percepção das respostas da platéia e esboçaram intervenções para ampliar a absorção do conteúdo. Embora exista um grande interesse no aprendizado de recursos audio-visuais, as vantagens de ilustração e seqüência oferecidas pela ferramenta não são compreendidas ou utilizadas com propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença