O ENSINO DA PSICOLOGIA NA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA

Autores

  • Patricia L. Santos Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Maria de Lourdes V. Rodrigues Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p78-81

Palavras-chave:

Psicologia. Ensino. Fonoaudiologia. Graduação. Educação em Saúde.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia prevê, entre os temas essenciais para a formação deste profissional, conteúdos da área da Psicologia. Esta assume um papel importante na formação do profissional da fala, possibilitando a compreensão dos fenômenos comportamentais, psíquicos e também das relações entre os seres humanos e seus contextos de desenvolvimento, ampliando, assim, a compreensão dos processos de comunicação saudáveis ou patológicos e complementando sua formação clínica a partir de conhecimentos sobre técnicas de manejo dos pacientes. Entretanto, acompanhando a variedade dos currículos dos cursos de Fonoaudiologia, também é bastante diverso o número e o conteúdo das disciplinas de Psicologia ministradas nos cursos. Enquanto docentes de cursos de graduação em especialidades diversa da nossa, e como administradora do Departamento, temos nos preocupado em elaborar programas que articulem os saberes e atendam à necessidade do profissional em formação, preparando-o para exercer suas atividades de forma autônoma. Com a recente implantação do curso de Fonoaudiologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, estamos realizando estudos visando aprimorar os programas das disciplinas propostas, especialmente na área de Psicologia, de modo a atender às necessidades profissionais do fonoaudiólogo e às demandas do mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia L. Santos, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

     

    Docente. Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Maria de Lourdes V. Rodrigues, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Oftalmologia, Otorrinilaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Membro do Grupo de Consultores do Centro de Apoio Educacional e Psicológico. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-03-30

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

1.
Santos PL, Rodrigues M de LV. O ENSINO DA PSICOLOGIA NA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2007 [citado 26º de abril de 2024];40(1):78-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/306