O ENSINO DA PSICOLOGIA NA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p78-81Palavras-chave:
Psicologia. Ensino. Fonoaudiologia. Graduação. Educação em Saúde.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia prevê, entre os temas essenciais para a formação deste profissional, conteúdos da área da Psicologia. Esta assume um papel importante na formação do profissional da fala, possibilitando a compreensão dos fenômenos comportamentais, psíquicos e também das relações entre os seres humanos e seus contextos de desenvolvimento, ampliando, assim, a compreensão dos processos de comunicação saudáveis ou patológicos e complementando sua formação clínica a partir de conhecimentos sobre técnicas de manejo dos pacientes. Entretanto, acompanhando a variedade dos currículos dos cursos de Fonoaudiologia, também é bastante diverso o número e o conteúdo das disciplinas de Psicologia ministradas nos cursos. Enquanto docentes de cursos de graduação em especialidades diversa da nossa, e como administradora do Departamento, temos nos preocupado em elaborar programas que articulem os saberes e atendam à necessidade do profissional em formação, preparando-o para exercer suas atividades de forma autônoma. Com a recente implantação do curso de Fonoaudiologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, estamos realizando estudos visando aprimorar os programas das disciplinas propostas, especialmente na área de Psicologia, de modo a atender às necessidades profissionais do fonoaudiólogo e às demandas do mercado de trabalho.
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