SIMULAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Autores

  • Jorge Elias Júnior Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p192-198

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Radiologia, ensino. Diagnóstico por Imagem. Radiologia Intervencionista.

Resumo

A técnica de ensino por simulação está descrita e em uso em várias áreas da Medicina. Particularmente no ensino de Radiologia e Diagnóstico por Imagem esta técnica tem sido utilizada principalmente para o aprendizado de procedimentos em Radiologia Intervencionista. No entanto, considerando o fato de que é uma técnica que reduz a exposição dos pacientes a procedimentos realizados por médicos em treinamento, existe uma pressão crescente para que seja usada de maneira mais abrangente também no ensino da Radiologia Diagnóstica. Esta revisão apresenta sucintamente as principais aplicações da técnica de simulação para o ensino específico na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e discute suas possíveis aplicações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Elias Júnior, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Docente. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

1.
Elias Júnior J. SIMULAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 2007 [citado 7 de dezembro de 2022];40(2):192-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/316

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)