SIMULAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Autores

  • Jorge Elias Júnior Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p192-198

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Radiologia, ensino. Diagnóstico por Imagem. Radiologia Intervencionista.

Resumo

A técnica de ensino por simulação está descrita e em uso em várias áreas da Medicina. Particularmente no ensino de Radiologia e Diagnóstico por Imagem esta técnica tem sido utilizada principalmente para o aprendizado de procedimentos em Radiologia Intervencionista. No entanto, considerando o fato de que é uma técnica que reduz a exposição dos pacientes a procedimentos realizados por médicos em treinamento, existe uma pressão crescente para que seja usada de maneira mais abrangente também no ensino da Radiologia Diagnóstica. Esta revisão apresenta sucintamente as principais aplicações da técnica de simulação para o ensino específico na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e discute suas possíveis aplicações futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Elias Júnior, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
SIMULAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2007 [citado 29º de março de 2024];40(2):192-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/316