SIMULAÇÃO DE PACIENTES – CURSOS DE SUPORTE DE VIDA Suporte Avançado de Vida no Trauma

Autores

  • Sandro Scarpelini Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • José Ivan Andrade Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p199-203

Palavras-chave:

Educação Médica. Simulação. Trauma. SAVT. Suporte Avançado de Vida no Trauma

Resumo

Durante os últimos 30 anos, o curso “Advanced Trauma Life Support” – Suporte Avançado de Vida no Trauma, do American College of Surgeons, tornou-se a principal referência mundial no ensino do atendimento inicial ao traumatizado. A partir de uma primeira experiência em Nebraska, em 1978, o curso difundiu-se rapidamente para mais de 25 países, graças a sua abordagem objetiva, prática e dinâmica do ensino das prioridades vitais do traumatizado grave e por sistematizar algumas técnicas cirúrgicas indispensáveis para o sucesso do atendimento. Este modelo de ensino, baseado em simuladores artificiais, em modelos animais e atores humanos se apresenta como alternativa eficiente para o ensino de emergências médicas.

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Biografia do Autor

  • Sandro Scarpelini, Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Disciplina de Cirurgia de Urgência e Trauma. Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • José Ivan Andrade, Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto

    Docente Aposentado. Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Docente. Curso de Medicina. Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto.

     

     

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Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Scarpelini S, Andrade JI. SIMULAÇÃO DE PACIENTES – CURSOS DE SUPORTE DE VIDA Suporte Avançado de Vida no Trauma. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2007 [citado 18º de abril de 2024];40(2):199-203. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/317