A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL: SÉRIE HISTÓRICA ENTRE 1994-2004 E ASSOCIAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Autores

  • Tatiana Konrad Fischer
  • Daniel Lima
  • Rosiléia Rosa
  • Denise Osório
  • Antonio Fernando Boing Universidade Federal de Santa Catarina (UFSc)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i4p559-566

Palavras-chave:

Mortalidade Infantil. Mortalidade Neonatal Precoce. Mortalidade Pós-neonatal. Mortalidade Infantil Tardia. Fatores Socioeconômicos.

Resumo

Modelo do estudo: trata-se de um estudo descritivo. Objetivo: descrever a série histórica da mortalidade infantil no Brasil segundo a idade do óbito e os principais grupos de causas no período de 1994 a 2004. Também foi testada a associação da mortalidade infantil com indicadores socioeconômicos nos 297 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes. Métodos: os municípios foram divididos em quartis segundo as taxas de mortalidade infantil e aplicaram-se testes ANOVA e Kruskall-Wallis para identificar possíveis diferenças entre os grupos. Também foram descritos os coeficientes de correlação de Spearman entre a variável dependente e as independentes. Os dados foram oriundos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Resultados: entre 1994 e 2004 houve declínio nas taxas de mortalidade infantil e alteração nos grupos de principais causas de óbitos infantis. Quando analisados apenas os municípios brasileiros de médio e grande porte, identificou-se que as taxas de mortalidade infantil apresentaram acentuada variação. Identificou-se, ainda, que todas as variáveis sócioeconômicas investigadas apresentaram correlação estatisticamente significante com a mortalidade infantil. Conclusão: políticas de atenção ao parto, à saúde materna, planejamento familiar e que agreguem ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, devem ser dirigidas prioritariamente aos municípios que apresentem piores indicadores socioeconômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Konrad Fischer

Aluna. Pós-graduação (Mestrado).

Daniel Lima

Aluno. Pós-graduação (Mestrado).

Rosiléia Rosa

Aluna. Pós-graduação (Mestrado).

Denise Osório

Aluna. Pós-graduação (Mestrado).

Antonio Fernando Boing, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSc)

Docente. Departamento de Saúde Pública. Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSc). Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.

 

 

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

1.
Fischer TK, Lima D, Rosa R, Osório D, Boing AF. A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL: SÉRIE HISTÓRICA ENTRE 1994-2004 E ASSOCIAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2007 [citado 16 de outubro de 2021];40(4):559-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/352

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share