Nível de atividade física de portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em comunidade carente no Brasil

Autores

  • Dênis Marcelo Modeneze Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Vilarta Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
  • Érika da Silva Maciel Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
  • Jaqueline Girnos Sonati Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Marcos Eduardo Sales Nunes de Souza Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Estela Marina Alves Boccaletto Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p78-86

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2. Planos e Programas de Saúde. Atividade Física.

Resumo

Modelo do estudo: Estudo transversal observacional. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar onível de atividade física de indivíduos portadores de diabetes mellitus, pertencentes às comunidadescarentes. Métodos: Foram entrevistados 101 indivíduos portadores de diabetes tipo 2, de ambos ossexos com média de idade de 63,6 anos (± 11,4), participantes de uma associação municipal dediabéticos, no período de maio a junho de 2009. As variáveis coletas foram nível de atividade física, coma aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física forma curta (IPAQ), variáveis demográficas, socioeconômicas e de saúde com aplicação de questionário estruturado. Resultados: Observouse que a maioria era do sexo feminino, casada, aposentada, baixo nível socioeconômico e poucaescolaridade. 87,3% referiram pelo menos uma comorbidade, prevalecendo hipertensão arterial (64%),problemas na coluna (38%) e artrose (31%). Quanto à prática de atividade física, o grupo estudadoapresentou elevados níveis (21,8% Muito Ativos e 65,3% Ativos). Conclusão: Os sujeitos do estudoapresentaram elevados níveis de atividade física onde os homens relataram participação significativamente maior na prática da caminhada do que as mulheres, relação que se inverte nas atividadesmoderadas e vigorosas onde as mulheres se destacaram. Porém o bom escore detectado pelo instrumento não minimiza a importância de se desenvolver programas com atividades físicas orientadas eespecíficas a esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dênis Marcelo Modeneze, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP .Faculdade de Educação Física

Roberto Vilarta, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Professor Titular. Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Érika da Silva Maciel, Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)

Professora Doutora do curso de Educação Física CEULP/ULBRA, Palmas , TO. Doutora em Ciências. Centro de EnergiaNuclear na Agricultura. Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)

Jaqueline Girnos Sonati, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Faculdade de Educação Física

Marcos Eduardo Sales Nunes de Souza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Faculdade de Educação Física

Estela Marina Alves Boccaletto, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Faculdade de Educação Física.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

1.
Modeneze DM, Vilarta R, Maciel Érika da S, Sonati JG, Souza MESN de, Boccaletto EMA. Nível de atividade física de portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em comunidade carente no Brasil. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 2012 [citado 7 de fevereiro de 2023];45(1):78-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47573

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share