Prevalência de infecções urinárias em pacientes atendidos pelo sistema único de saúde e sua suscetibilidade aos antimicrobianos

Autores

  • Mariana Casteleti Beraldo-Massoli Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal
  • Caroline Peters Pigatto Nardi Instituto Federal de São Paulo, Campus Avançado de Matão
  • Lilian Cristina Makino Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal (Caunesp)
  • Ruben Pablo Schocken-Iturrino Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i3p318-321

Palavras-chave:

Urina. Resistência Microbiana a Antibióticos. Relações Hospedeiro-Patógeno

Resumo

As infecções do trato urinário são comuns tanto nosocomial quanto na comunidade. As principaisbactérias comumente envolvidas são bastonetes Gram-negativos ou cocos Gram- positivos. Tratamentos inadequados destas infecções agravam o problema de resistência antimicrobiana. O presentetrabalho teve como objetivo determinar a frequência dos patógenos causadores de infecção urinária empacientes atendidos em postos de saúde da região de Jaboticabal, SP, no período de janeiro a abril de2009, bem como conhecer o perfil de suscetibilidade antimicrobiana das espécies bacterianas isoladas. Foram analisadas 84 uroculturas positivas nos meios CLED e MacConkey e, de acordo com ascaracterísticas morfológicas, as mesmas foram identificadas por provas bioquímicas direcionadas. Asmulheres apresentaram-se mais susceptíveis às infecções do trato urinário em 88% das amostras. AEscherichia coli foi a bactéria predominante em 62% das amostras, seguida de Enterobacter sp. (9%),Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus saprophyticus e Staphylococcus sp com 6% cada, Proteusmirabilis (5%), Streptococcus sp (2,4%), Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo D com 1,2%cada e Klebsiella oxytoca com 1%. A faixa etária de pacientes mais acometidos foi a de 13 a 40 anoscorrespondendo a 43% dos pacientes com infecção do trato urinário (ITU) atendidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Casteleti Beraldo-Massoli, Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal
    Doutoranda em microbiologia, Faculdade de Ciencias Agráriase Veterinárias, Universidade Estadual Paulista,  UNESP Campus Jaboticabal.
  • Caroline Peters Pigatto Nardi, Instituto Federal de São Paulo, Campus Avançado de Matão
    Pós doutoranda e Professora do Instituto Federal de São Paulo, Campus Avançado de Matão.
  • Lilian Cristina Makino, Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal (Caunesp)
    Pós doutoranda em aqüicultura pelo Centro de aqüicultura da Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal (Caunesp).
  • Ruben Pablo Schocken-Iturrino, Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal.
    Professor Titular da Faculdade de Ciencias Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, UNESP Campus Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2012-09-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Beraldo-Massoli MC, Nardi CPP, Makino LC, Schocken-Iturrino RP. Prevalência de infecções urinárias em pacientes atendidos pelo sistema único de saúde e sua suscetibilidade aos antimicrobianos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];45(3):318-21. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47665