Condutas de urgência nas síndromes isquêmicas miocárdicas instáveis

Autores

  • José Antonio Marin-Neto Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.
  • Benedito Carlos Maciel Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.
  • Antonio Pazin Filho Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.
  • Renato Barroso P. Castro Divisão de Cardiologia. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v36i2/4p187-199

Palavras-chave:

Isquemia Miocárdica. Infarto do Miocárdio. Angina Instável.

Resumo

As síndromes isquêmicas miocárdicas Instáveis (SIMI) são freqüentes na Sala de Urgência (SU) e o seu não reconhecimento ou tratamento inadequado implicam em elevada morbimortalidade. A conduta, no ambiente da SU, é dependente do risco, estimado a partir de aspectos de história e exame físico, parâmetros eletrocardiográficos e da dosagem de marcadores séricos de necrose miocárdica. Os princípios terapêuticos das SIMIs com supradesnivelamento de ST ao eletrocardiograma (infarto agudo do miocárdio) e das SIMIs sem supradesnivelamento de ST (angina instável e infarto agudo sem supradesnível de ST) são revisados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Marin-Neto, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Docente. Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

 

Benedito Carlos Maciel, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Docente. Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Antonio Pazin Filho, Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Docente. Divisão de Cardiologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP/USP.

Renato Barroso P. Castro, Divisão de Cardiologia. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

Médico Assistente. Divisão de Cardiologia. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

 

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

1.
Marin-Neto JA, Maciel BC, Pazin Filho A, Castro RBP. Condutas de urgência nas síndromes isquêmicas miocárdicas instáveis. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2003 [citado 27 de julho de 2021];36(2/4):187-99. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/547

Edição

Seção

Cardiológicas
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>