Atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso

  • Paulo César B.Veiga Jardim Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.
  • Ana Luiza Lima Sousa Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.
  • Estelamaris Tronco Monego Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.
Palavras-chave: Hipertensão. Equipe de Assistência ao Paciente. Educação em Saúde.

Resumo

Os maiores problemas do tratamento da hipertensão arterial estão relacionados com a observância às orientações instituídas, sejam elas medicamentosas ou não. O atendimento dos hipertensos por diferentes profissionais, trabalhando conjuntamente melhora, em muito, a adesão à terapêutica recomendada. A alternativa mais adequada para este tipo de atuação é a formação de equipes multiprofissionais. A composição de uma equipe multiprofissional pode ser efetivada em qualquer serviço de saúde. Do grupo poderão fazer parte todos os indivíduos existentes no serviço e que tenham contato com os pacientes (médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, professores de Educação Física e funcionários administrativos). Para a formação da equipe, não é necessário contar com todos os tipos de profissionais, mas aqueles disponíveis em cada local, desde que estejam imbuídos dos mesmos ideais de atendimento conjunto. É importante a unidade de atuação e o treinamento adequado. As tarefas de cada um são específicas, mas em diversos momentos ocorre um imbricamento natural de funções o que será revertido em benefício dos pacientes. Estes, sendo submetidos a um volume muito maior de informações sobre seus males e como evitá-los, acabarão por incorporar hábitos mais adequados e serão, efetivamente, elementos ativos no seu tratamento. Vale por fim destacar que este tipo de atuação propiciará aos indivíduos uma assistência de melhor qualidade, não só no caso da hipertensão mas também na abordagem de qualquer tipo de patologia médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César B.Veiga Jardim, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Docente da Faculdades de Medicina, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Ana Luiza Lima Sousa, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Docente da Faculdades de Enfermagem e Nutrição, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Estelamaris Tronco Monego, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Docente da Faculdades de Enfermagem e Nutrição, Liga de Hipertensão Arterial Hospital das Clínicas das Faculdades de Medicina, Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Publicado
1996-09-30
Como Citar
1.
Jardim PC, Sousa AL, Monego E. Atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso. Medicina (Ribeirao Preto Online) [Internet]. 30set.1996 [citado 18fev.2020];29(2/3):232-8. Available from: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/743
Seção
Simpósio: Hipertensão Arterial
Bookmark and Share