Nutrição parenteral

príncipios gerais, formulários de prescrição e monitorização

Autores

  • Júlio Sérgio Marchini Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Nelson Okano Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Palmira Cupo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Nilva Maria Rodrigues R. da Silva Passos Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luiz Maçao Sakamoto Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Anibal Basile-Filho Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i1p62-72

Palavras-chave:

Nutrição Parenteral Total. Formulários Comissão.

Resumo

O suporte nutricional, na terapêutica de pacientes hospitalizados, requer o desenvolvimento de princípios que determinarão a melhor assistência nutricional, associada ao menor custo do procedimento. Reconhece-se, atualmente, o impacto causado pela formação de equipes ou comissões multidisciplinares de suporte nutricional parenteral, formadas por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, sobre a racionalização da terapêutica nutricional, como a escolha de nutrientes específicos e a padronização das formulações nutritivas. O objetivo deste trabalho se relaciona com o uso de nutrição parenteral total, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, incluindo indicações, formulações, efeitos colaterais e benefícios. Paralelamente, é apresentada a padronização das formulações nutritivas parenterais, efetuada pela Comissão de Nutrição Parenteral do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a ser utilizada nos pacientes hospitalizados, que necessitem de terapia nutricional parenteral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Sérgio Marchini, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente do Departamento de Clínica Médica — Divisão de Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Nelson Okano, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Palmira Cupo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Nilva Maria Rodrigues R. da Silva Passos, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Farmacêutico da Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luiz Maçao Sakamoto, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Farmacêutico da Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Anibal Basile-Filho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

1998-03-30

Edição

Seção

Simpósio: Nutrição Clinica

Como Citar

1.
Nutrição parenteral: príncipios gerais, formulários de prescrição e monitorização. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 1998 [citado 28º de março de 2024];31(1):62-7. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7635