Peroxidação lipídica e etanol

papel da glutationa reduzida e da vitamina E

Autores

  • Alceu Afonso Jordão Júnior Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Paula Garcia Chiarello Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Mônica S. Meirelles Bernardes Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Helio Vannucchi Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p434-449

Palavras-chave:

Peroxidação de Lipídios. Álcool Etílico. Glutationa. Vitamina E. Radicais Livres.

Resumo

A geração de radicais livres é um passo importante na patogênese da injúria hepática, associada à ingestão de etanol. A ingestão do etanol induz a um aumento na peroxidação lipídica por dois mecanismos, por uma maior produção de espécies reativas de oxigênio e/ou pela diminuição dos níveis dos antioxidantes endógenos. Esta revisão enfoca a geração de radicais livres, especialmente a nível microssomal, e o papel de dois antioxidantes nutricionais, a vitamina E e a glutationa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Afonso Jordão Júnior, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Paula Garcia Chiarello, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Mônica S. Meirelles Bernardes, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Especialista em Laboratório da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Helio Vannucchi, Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-09-30

Como Citar

1.
Jordão Júnior AA, Chiarello PG, Bernardes MSM, Vannucchi H. Peroxidação lipídica e etanol: papel da glutationa reduzida e da vitamina E. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de setembro de 1998 [citado 1 de agosto de 2021];31(3):434-49. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7697

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)