Aprendizado centrado em problemas

Autores

  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia
  • José Fernando de Castro Figueiredo Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i4p396-402

Palavras-chave:

Educação Médica, Aprendizado, Faculdade de Medicina

Resumo

Aprendizado Centrado em Problemas (PBL) é metodologia de ensino na qual os tópicos de aprendizado são identificados a partir da apresentação de um problema real ou simulado. Frente ao problema o estudante desenvolve meios para solucioná-lo e neste processo identifica lacunas em seu conhecimento, buscando preenchê-las, com o auxílio de recursos instrucionais disponíveis. Essa metodologia tem como características principais desenvolver no estudante as habilidades de gerenciar o próprio aprendizado, de integrar conhecimentos e de identificar e explorar áreas novas. Esse método é idealmente aplicável ao aprendizado auto-dirigível centrado no aluno. O sucesso da utilização da metodologia PBL depende de uma série de pré-requisitos e esses podem influenciar na forma de implantação e na exeqüibilidade do método. Como exemplos de necessidades para a implantação do método PBL podemos citar, dentre outras: necessidade de espaço livre para o auto-aprendizado do aluno; necessidade de revisão do papel do docente no processo de ensino-aprendizagem; revisão do conceito de autonomia departamental; mudanças dos critérios de seleção dos alunos; e investimentos financeiros em infra-estrutura. Algumas faculdades de Medicina o utilizam de forma exclusiva na formação de seus alunos, outras somente para grupos de alunos e outras, ainda, em segmentos do currículo tradicional. Desta forma, seria recomendável que essa metodologia, se cogitada a sua aplicação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, se restringisse, no início, a determinadas unidades de ensino ou segmentos da estrutura curricular vigente. A avaliação criteriosa dos resultados determinaria a conveniência da utilização mais ampla do método.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1996-12-30

Edição

Seção

Simpósio: Ensino Médico de Graduação

Como Citar

1.
Rodrigues M de LV, Figueiredo JF de C. Aprendizado centrado em problemas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 1996 [citado 19º de maio de 2024];29(4):396-402. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/774