Sarcoma de Kaposi e síndrome da imunodeficiência adquirida

características desta associação, incluindo novos conceitos sobre patogênese e tratamento

Autores

  • Benedito A. L. Fonseca Departamento de Clínica Médica, Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Valdes R. Bollela Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Roberto da Justa Pires Neto Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i1p26-39

Palavras-chave:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Sarcoma de Kaposi. Patogenia. Tratamento.

Resumo

No início da década de 80, a síndrome da imunodeficiência adquirida foi reconhecida e descrita em homossexuais jovens, do sexo masculino, previamente saudáveis, acometidos por pneumopatia atípica causada por microorganismo oportunista, identificado como sendo o Pneumocystis carinii, e com lesões cutâneas vinhosas, nodulares, cujo estudo histopatológico revelou tratar-se de Sarcoma de Kaposi. O Sarcoma de Kaposi é a neoplasia mais freqüente em pacientes com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Apesar de não totalmente esclarecida, sua fisiopatogenia tem sido associada à presença de um herpes vírus, de provável transmissão sexual, que estaria implicado no surgimento da doença. Esta revisão busca atualizar conceitos da fisiopatologia e tratamento desta condição grave e freqüente associada à infecção pelo HIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito A. L. Fonseca, Departamento de Clínica Médica, Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente do Departamento de Clínica Médica - Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Valdes R. Bollela, Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médico Assistente da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Roberto da Justa Pires Neto, Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médico Assistente da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1999-03-30

Como Citar

1.
Fonseca BAL, Bollela VR, Pires Neto R da J. Sarcoma de Kaposi e síndrome da imunodeficiência adquirida: características desta associação, incluindo novos conceitos sobre patogênese e tratamento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 1999 [citado 30 de janeiro de 2023];32(1):26-39. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7751

Edição

Seção

Simpósio: Virologia Médica I
Bookmark and Share