Cefaléia crônica diária

conceitos e tratamentos

Autores

  • Maurício F. Oliveira
  • José Geraldo Speciali Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v35i4p455-463

Palavras-chave:

Cefaléia. Transtornos da Cefaléia.

Resumo

Cefaléia Crônica Diária Associada ao Abuso de Analgésicos apresenta uma prevalência de cerca de 3% na população geral, sendo uma causa não rara de busca por auxílio médico. A Classificação da Sociedade Internacional de Cefaléias não apresenta uma abordagem completa dessa entidade e as modalidades terapêuticas ainda não são totalmente unânimes na literatura internacional. O presente artigo tem, como objetivo, a revisão de conceitos e a atualização terapêutica dessa modalidade nosológica, visando especialmente auxiliar na formação generalista de alunos da graduação e médicos residentes. Para tanto, o texto inicia-se com uma definição da patologia e aborda ainda sua epidemiologia, aspectos históricos, fisiopatologia, quadro clínico e critérios diagnósticos, com especial ênfase ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício F. Oliveira

 

Médico Residente em Neurologia. Hospital das Clínicas. 

 

José Geraldo Speciali, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP.

 

Docente. Disciplina de Neurologia. Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP. 

 

 

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Oliveira MF, Speciali JG. Cefaléia crônica diária: conceitos e tratamentos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 2002 [citado 28 de setembro de 2021];35(4):455-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/867

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Bookmark and Share