Cefaléia crônica diária

conceitos e tratamentos

Autores

  • Maurício F. Oliveira
  • José Geraldo Speciali Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v35i4p455-463

Palavras-chave:

Cefaléia. Transtornos da Cefaléia.

Resumo

Cefaléia Crônica Diária Associada ao Abuso de Analgésicos apresenta uma prevalência de cerca de 3% na população geral, sendo uma causa não rara de busca por auxílio médico. A Classificação da Sociedade Internacional de Cefaléias não apresenta uma abordagem completa dessa entidade e as modalidades terapêuticas ainda não são totalmente unânimes na literatura internacional. O presente artigo tem, como objetivo, a revisão de conceitos e a atualização terapêutica dessa modalidade nosológica, visando especialmente auxiliar na formação generalista de alunos da graduação e médicos residentes. Para tanto, o texto inicia-se com uma definição da patologia e aborda ainda sua epidemiologia, aspectos históricos, fisiopatologia, quadro clínico e critérios diagnósticos, com especial ênfase ao tratamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maurício F. Oliveira

     

    Médico Residente em Neurologia. Hospital das Clínicas. 

     

  • José Geraldo Speciali, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP.

     

    Docente. Disciplina de Neurologia. Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FMRP/USP. 

     

     

Downloads

Publicado

2002-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Oliveira MF, Speciali JG. Cefaléia crônica diária: conceitos e tratamentos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 23º de julho de 2024];35(4):455-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/867