Canais Iônicos na Epilepsia

Autores

  • Alysson S. da Silva Universidade Federal da Paraiba
  • Iara L. L. de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Bagnólia A. da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p370-376

Palavras-chave:

Crise Epiléptica, Canais Iônicos, Canalopatias.

Resumo

Dados da Organização Mundial da Saúde apontaram uma prevalência mundial de epilepsia por volta de 50 milhões de pessoas. A crise epiléptica é um período de excitação síncrona anormal de uma população de neurônios. O balanço entre sistemas de controle que impedem uma descarga de potencial de ação excessiva nos neurônios e outros sistemas que facilitam a excitação mantém o bom funcionamento do sistema nervoso. Este trabalho teve como objetivo compilar informações sobre o envolvimento das canalopatias no processo fisiopatológico das crises epilépticas. Foi realizada uma revisão de literatura, através de pesquisas bibliográficas utilizando os bancos de dados Medline/PubMed, Scielo, Scirus, Wiley Online Library e Science Direct. Para tal finalidade, os descritores utilizados foram: epilepsia, crises epilépticas, canais iônicos, canalopatias e epidemiologia, em idiomas português e inglês. As investigações genéticas fizeram com que algumas síndromes epilépticas fossem consideradas canalopatias e, por conseguinte, aumentaram o entendimento da fisiopatologia dos transtonos convulsivos. Dada à incapacidade de cura dos fármacos disponíveis atualmente, o grande desafio para as pesquisas científicas é a descoberta de um tratamento capaz de prevenir ou reverter a epilepsia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alysson S. da Silva, Universidade Federal da Paraiba
    Farmacêutico, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Iara L. L. de Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Farmacêutica, mestranda do Programa de Pós-graduação em
    Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

  • Bagnólia A. da Silva, Universidade Federal da Paraíba
    Doutora em Biologia Molecular. Professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Silva AS da, Souza ILL de, Silva BA da. Canais Iônicos na Epilepsia. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2014 [citado 14º de abril de 2024];47(4):370-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89581